Pesquisar neste blog

sábado, 26 de março de 2011

Ilustre visita, altos papos

Recebemos na manhã deste sábado em nossa casa o simpático pároco de Vilhena, Padre Renato Caron. Ele veio trazer as bênçãos de Deus ao Hotel Portinari e nos aproveitamos de sua companhia. Além das orações e conselhos, Renato tocou violão e nos fez companhia no chimarrão.
Entre uma conversa e outra, o padre filósofo falou da estrutura social moderna. Segundo ele, a sociedade continua apoiada em um tripé de três “P”, mas não mais como antigamente. “Os três “P” em que a sociedade se apoiava era o Pai, o Padre (ou Pastor) e o Professor. Agora em que as instituições essenciais enfraqueceram, a sociedade se apóia em outros três “P”: O Prefeito, o Promotor e a Polícia”.


Padre Renato é compositor e fez uma canção muito bonita sobre a cidade de Vilhena (Vi llena de amor e paz).Embora a letra seja em português, o título e o trecho da música que se refere ao título é em castelhano,cuja tradução é “Vi cheia de amor e paz”. Ele disse que se inspirou nas colônias de peruanos e bolivianos que vivem aqui. “Quando cheguei, antes de saber a origem da palavra Vilhena, deduzi que fosse de origem castelhana: Vi llena (vi cheia). Mesmo depois de saber que se tratava de uma homenagem a alguém com este nome, achei que deveria aproveitar esse recurso de linguagem para expressar o que eu sentia”, comentou.

“Vi llena, vi que eras llena de amor e paz... porque me apaixonei depois que eu te vi...”. assim Padre Renato descreve seu sentimento pela cidade que o acolheu nos últimos cinco anos. Renato Caron tem 42 anos, natural de Três Tilhas, Santa Catarina, é filósofo e pedagogo. 

Um comentário:

  1. Pois, pois, meu irmão estou acompanhando um pouco de você de longe e tá dando para entender porque não queres voltar, teu trabalho aí é magnificante e o carinho do povo é pela tua dedicação, tua vocação vem desde pequeno e a cada leitura que faço sobre vc ou teu trabalho, vejo que tua escolha foi certíssima.
    Amigo de Deus, tu és do povo e nós precisamos de gente como vc.
    Que deus te acompanhe e te ilumine sempre,
    Araquel caron

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.