Pesquisar neste blog

domingo, 22 de abril de 2012

Anatomia política – sábado, 21/04


Eleições 2012/Rondônia

Dejanir Haverroth
http://dejahaverroth.blogspot.com/

Cidade limpa – A popularidade do prefeito de Ouro Preto (de Rondônia) é exemplo. E não foi difícil de conquistar. A cidade era uma das mais feias do Estado e hoje está “um brinco”. Se ele fez mais alguma coisa, não sei. Só sei o que vi. Assim diz o povo.

Ji-Paraná de Bianco – A velha raposa José Bianco vai fazer o seu sucessor em Ji-Paraná, mesmo diante de uma grave crise de popularidade e uma cidade jogada às traças. Ele, que não é nada bobo, vai apoiar o Deputado Jesualdo Pires para prefeito. Assim fica fácil!!

Só na Bença – Acredite, este é o nome do futuro prefeito de Primavera de Rondônia. Se você conhece uma figuraça, multiplique e saiba como é este vereador da organizada cidadezinha próximo de Pimenta Bueno. O nome grudou em Juracy por conta de seu brado de guerra e saudação a todos que encontra. “Só na Bença!!”.
<<< 
Estive em Primavera nesta quarta-feira, 19, fazendo uma enquete para saber como anda a opinião pública sobre os possíveis nomes para a prefeitura daquele município. Para minha surpresa, até os paus d’água dos botecos votam em Só na Bença. Isso seria normal, se o vereador não fosse evangélico praticante. (o resultado da enquete será divulgada na semana que vem).
<<< 
Mais um na guilhotina – A degola do prefeito Colorado pela “Ficha Limpa” é dada como certa pelos seus adversários. Se for verdade, ele terá            que deixar uma eleição garantida e dar lugar ao PT. Cido deve levar a melhor nessa.
<<<
Pimenteiras – A coisa ta pegando para o prefeito de Pimenteiras, Vino. Ele está sendo acusado por segmentos da imprensa de ter armado a cassação do ex-prefeito, José Horn, de quem era vice. Outro veículo entrou em sua defesa e agora o debate é entre jornalistas. Com isso as chances de Vino se reeleger diminui ainda mais.
<<< 
Guerra de crivos - E por falar em batalha na imprensa, outro que deve se “dar mal” com os debates entre veículos de comunicação, é Luizinho Goebel. Ele está sendo acusado de criar um jornal em Vilhena para bater em Zé Rover e qualquer um que aparecer pela frente. O “Hoje Rondônia” é um canhão apontado para Zé Rover e quem comanda é um assessor de Luizinho.
<<< 
As maiores – o PSB quer “papar” as duas maiores cidades de Rondônia nas eleições deste ano. Nazif diz que ganha na capital e Jesualdo Pires quer Ji-Paraná. Na avaliação deste humilde analista, o objetivo é facilmente alcançado pelo partido. Ainda está sujeito levar Pimenta de lambuja.  
<<< 
Confúcio e Machiavel – O filósofo Confúcio (de Rondônia) parece ter aprendido bem algumas lições de “O Principe”. Com tantos lobos e laços em seu caminho, ele continua ileso. Isso graças à sua natureza de raposa e de leão. Uma o livra dos laços e outra, dos lobos.
<<< 
Tiziu – Novamente o pequeno pássaro alça vôo na capital do Vale do Jamari. Desta vez ele não está fazendo alarde. Parece que aprendeu a ultima lição. Na última eleição ele saltava e gritava nas pontas dos galhos, até que veio uma águia e o devorou. Outro pássaro de Ariquemes me falou que Tiziu ensaiou melhor seu vôo e vem aí perturbar novamente.
<<< 
Raupp e o PMDB Nacional – Acabei de ouvir falar em Raupp, aqui em São Paulo. O Senador de Rondônia é respeitado por aqui. Me perguntaram se em Rondônia ele gozava do mesmo prestígio, e eu respondi: “Para Raupp não vale o provérbio de que “santo de casa não faz milagre’”.
<<< 
A Zebra – O radialista e projeto de político Julinho da Rádio está em franca campanha pela prefeitura de Vilhena. Ele disse que vai chegar lá de carroça, à pé, sem dinheiro e com uma multidão o seguindo. Eu perguntei se ele é o novo Messias. Ele sorriu e respondeu: “Tu o disseste”.
<<< 
Hoje sem enquete – em função de uma viagem que estou fazendo, não elaborei o gráfico da enquete que eu teria que publicar hoje. Estou com cinco enquetes para divulgar, e farei isso na próxima semana. Esta coluna foi escrita no aeroporto internacional de Guarulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.