Pesquisar neste blog

sábado, 14 de abril de 2012

Anatomia Política– sábado, 07/04

Eleições 2012/Rondônia

Dejanir Haverroth
www.dejahaverroth.blogspot.com

Estreia - Essa é minha estreia com a coluna Anatomia Política.  Não tenho a pretensão de saber política, farei panas alguns devaneios tolos. Falarei, semanalmente, de vários municípios de Rondônia e publicarei uma enquete com as intensões de votos em algum município do Estado por onde eu passei. Para começar, divulgo, no final desta coluna, a enquete sobre a corrida eleitoral em Vilhena. 
>>> 
O Padre e o Divino - Deus não se mete em política (acho), mas a piadinha que rola em Cacoal é das mais infames, e mexe com o Divino. Pelo menos com um deles, já que é de dúbio entendimento. Segundo a piada, o Padre não deu jeito na cidade, e agora os eleitores vão convocar o “Divino”. Não sei qual dos divinos, mas, de qualquer forma, será um progresso.
>>> 
O Padre e Maquiavel - Não sei qual a base política de Padre Franco, mas com certeza ele não leu “O Principe”, de seu conterrâneo Machivelli. Diversos erros de estratégia e de postura de Franco podem ser observados à luz de “O Principe”. Ele costuma dizer, e sua assessoria faz coro, que não é político, e sim padre. Deveria pelo menos tentar ser político, para não decepcionar o grupo que o elegeu.
>>> 
O Che de Ariquemes - E no berço político do Governador Confúcio, a famosa terra de “Arikeme”, é provável que haja surpresa neste ano. O nome mais cotado do PMDB é do jornalista Ricardo Schwantz. O apresentador caiu na graça da população com programas de notícias no rádio e na TV. Com jeito de bom-moço, carisma e o apoio de Confúcio e de Raupp, não será difícil chegar.
>>> 
Opostos - Em Pimenta Bueno e Rolim de Moura a coisa não está fácil para o PMDB - um por uma razão, outro por outra. Em Pimenta há muito cacique para pouco índio. Pelo menos quatro grupos disputam internamente a vaga para concorrer à sucessão de Augusto Plaça. Em Rolim não há nomes no partido para concorrer. O atual prefeito seria o candidato natural do PMDB, mas, caso se atreva a disputar a reeleição, levará a maior “surra” do partido em Rondônia, nessas eleições.
>>> 
Ainda há tempo!? - Caso não comece logo as articulações, o PMDB, maior partido do Brasil - cujo presidente é um Senador de Rondônia, onde também tem o Governador - sairá enfraquecido nestas eleições. Pelo menos quatro prefeituras do PMDB cairão nas mãos da oposição. É o reflexo da falta de estratégia de fortalecimento dos aliados. Nada que não possa ser revertido.
>>> 
Enquete - A cada semana pretendo publicar, nesta coluna, um gráfico de uma enquete feita pelo IRPE. Esse tipo de sondagem não se trata de pesquisa eleitoral, já que são feitas sem os critérios metodológicos das pesquisas, sem controle de amostra, dependendo apenas da participação espontânea dos participantes. (Art. 33 da lei nº 9.504/97)”.
>>> 
Zé em alta - Hoje vamos começar por Vilhena. Como pode-se ver no gráfico da enquete, o prefeito José Rover (PP) é o favorito, não considerando a participação de Melki Donadon. Dos 220 eleitores ouvidos, Zé Rover obteve 54% da preferência. Considerando enquetes feitas anteriormente, a tendência de Rover é crescer ainda mais. “É necessário esclarecer que, as enquetes não precisam ser registradas, desde que fique claro ao leitor que se trata de enquete, conforme esclarecido no parágrafo anterior.”
>>> 
Interação - Essa está aberta aos leitores para participação, através de perguntas. Todos os questionamentos serão analisados. No decorrer das publicações, todos os municípios serão avaliados por este colunista, com base nas sondagens feitas pelo IRPE.

Dejanir Haverroth – Jornalista e pesquisador
assessoriavha@gmail.com
 (69) 9975-8514


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.