Pesquisar neste blog

sábado, 19 de maio de 2012

Anatomia política – sábado, 19/05/2012

Eleições 2012/Rondônia
Dejanir Haverroth
www.dejahaverroth.blogspot.com


Aportado - Esta semana eu tirei de folga para afiar a espada, fazer mais flechas, concertar a armadura e recobrar as forças no deleite do meu refúgio, em Vilhena. Por isso, não trarei muitas novidades de outros municípios de Rondônia, mas posso falar daquilo que vejo ao observar, de longe, o movimento das tropas nos frontes de batalha. A enquete desta semana (no fim da coluna) mostra o quadro pré-eleitoral de Vilhena.
>>>
Reafirmo - Em uma coluna anterior (nem lembro qual), falei que o PDT é, no momento, um dos mais organizados partidos de Rondônia e parece se preparar para uma grande guerra. Volto a confirmar isso. Vejo o Senador Acir Gurgacz como o principal adversário de Confúcio nas eleições de 2014. Acir já conseguiu diminuir a rejeição trazida pela sua empresa, a Eucatur, e ganhou vários aliados.
>>>
A arte - Mas Gurgacz sabe que não será fácil derrotar o PMDB de Raupp e Confúcio, principalmente no voto. Nesse momento, enquanto o governo parece dormir, seus adversários (chamo de adversários porque tramam) estão confiantes e pensam que será fácil. Mas a política é uma arte e nem tudo é o que parece ser. Em silencio, Confúcio está se organizando e deve resurgir com força total depois das eleições municipais.
>>>
Estratégia - É interessante iniciar a organização de uma eleição estadual dois anos antes, no pleito municipal. Mas é uma boa estratégia deixar as coisas acontecerem e depois tirar proveito da situação. Confúcio não está interferindo diretamente e não porá a “cara a tapa”. Ele está certo, assim evita desgaste e gasto. Depois das eleições é só trazer para si os vencedores e os perdedores, sem mágoas. Aos ganhadores a aliança e o apoio do Estado, e aos perdedores a promessa de dias melhores. 
>>>
Partidos e grupos - Com o PDT fora da aliança em 2014, o PT deve ser um forte aliado de Confúcio, e indicar o vice. O PSDB não terá candidatura própria ao governo, mas é sempre uma incógnita, pela inconstância de seu chefe, Expedito Junior. O PTB de Valter Araújo e Capixaba vai precisar de um tempo para se recuperar, e não representará perigo em 2014. Do Cassol (PP) sobrará o espólio, já que estará derrotado pela “Ficha Limpa”. Mas não deve ser subestimado. “O inimigo encurralado luta, com muita fúria, até a morte”.
>>>
Ainda falta - Outro grupo, o PSB de Nazif, deverá sair fortalecido nesta eleição municipal, mas não se levantará na disputa ao governo de 2014. Três importantes cidades de Rondônia poderão cair nas mãos do PSB em outubro: Porto Velho, Ji-Paraná e Pimenta Bueno. De longe, com meu binóculo, percebo que ainda faltam alguns ajustes nas composições das tropas de Nazif para se concretizarem essas vitórias.
>>>
Mineirinho - Para a composição do parlamento, podem-se perceber alguns movimentos. O Secretário de Educação, Julio Olivar, deve voltar para o PCdoB e tentar ser o vice de Confúcio e sucede-lo depois. Mas não será fácil. No PMDB, terá vaga garantida como candidato a Deputado Federal. Olivar nunca foi testado nas urnas (Exceto quando foi vice de Fátima Cleide, mas isso não conta), e parece inseguro.
>>>
Outros abençoados - Outra possibilidade para Julio Olivar é concorrer ao Senado pelo PMDB, caso Acir Gurgacz se lance ao governo e Marinha Raupp não queira a vaga. Outro que virá com força para uma candidatura a Deputado Federal é o Diretor do DER, Lúcio Mosquini, com a bênção de Marinha. Na semana que vem falarei mais do que vejo. Tem muito a ser dito.
>>>
Enquete – Nesta semana publicamos a enquete é de Vilhena. Foi realizada pela equipe do IRPE nos dias 16, 17 e 18/05, foram entrevistadas 360 pessoas em amostragem aleatória nas ruas de Vilhena. “Esse tipo de sondagem não se trata de pesquisa eleitoral, já que são feitas sem os critérios metodológicos das pesquisas, sem controle de amostra, dependendo apenas da participação espontânea dos eleitores. (Art. 33 da lei nº 9.504/97)”.

Dejanir Haverroth – Jornalista e pesquisador
assessoriavha@gmail.com
 (69) 9975-8514

5 comentários:

  1. Quantas pessoas foram entrevistadas?

    ResponderExcluir
  2. como você analisaria se a raquel foce vice do Luizinho poderia me responder agradeço abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na enquete publicada, o Zé Rover tera quase 50%. Para eu explicar melhor, teria que presupor algumas configuração. Farei isso em um próximo artigo. Posso adintar o seguinte: Se a Raquel fosse vice de Luizinho, o que, em minha opinião não acontecerá, as coisas apenas se complicam um pouco, mas o Zé ainda terá ventagens. Muitos eleitores de Luizinho não votam em Donadon e vice-versa. O pouco que tirarão dos atuais eleitores do Zé, será compensado pelos votos de rejeição a um ou a outro. Se o prórpio Melki for candidato, tem garantido 40% dos votos. Aí sim poderá representar perigo ao Zé que, na entrada do Melki na campanha, sua pontuação baixa para o mesmo percentual de Melki. Assim, o Luizinho seria o fiel da balança, com seus 12 a 15 pontos, parte deles tirados de Rover.

      Excluir
  3. ate que estou ficando teu fá mas falar que o confucio vai ressurgir ai não ele já caiu no nosso descredito muito difícil depois que pegamos antipatia por alguém já era abraços

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.