Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Anatomia política – Setembro/2012 - Eleições 2012/Rondônia

(Coluna publicada na Revista Enquete - edição 03)

Dejanir Haverroth
www.dejahaverroth.blogspot.com

Em alta – O Governo de Confúcio Moura fez a opinião pública reagir a seu favor com a “mexida” que deu em sua equipe de 1º escalão. Uma pesquisa feita pelo IRPE na última semana mostrou um crescimento de 6% na aprovação da administração estadual. Com a atitude, Confúcio mostrou que está com as rédeas do Estado, e isso transmitiu segurança à população.
>>>
Pedra no sapato - Antes do ato de exoneração de alguns secretários, a aprovação de Confúcio era de 55%, e subiu para 61% em 15 dias. Um dos principais acertos citados pelos entrevistados foi a saída de Júlio Olivar da Secretaria de Educação, de quem Confúcio parecia refém. Não apenas pessoas ligadas à educação gostaram da mudança, mas de diversos segmentos, especialmente gente simpatizante ao partido do Governador (PMDB) e a imprensa.
>>>
Medição - A avaliação do governo faz parte de um trabalho que vem sendo feito pelo IRPE/Revista Enquete que serão publicados mensalmente na revista a partir de outubro, com o fim do período eleitoral. Com o trabalho já realizado, alguma coisa já é possível adiantar, como por exemplo, a alta popularidade de alguns políticos contrapondo à queda de outros.
>>>
Gangorra - Neste quesito, vale citar a gangorra disputada pelo ex-governador Ivo Cassol e o atual governador Confúcio Moura. Apesar da flexibilidade dessa “gangorra” da popularidade, quando um está em baixa, o outro cresce e vice-versa. Para a população, é impossível não comparar os trabalhos de quem está no poder com seu antecessor.
>>>
Consolidando - Ainda falando de popularidade, observa-se a segurança com que o Senador Acir Gurgacz conquista seu espaço – crescendo de vagar, consolidado, organizado e constante. Outro que se mantém em alta apesar da pedreira que enfrenta, é o Deputado Natan Donadon. Mesmo não estando nos holofotes da mídia tem 87% de aprovação no Conesul. É brasa sob cinzas.
>>>
Testoni - Os prefeitos com maior aprovação será medido nas urnas, mas a Enquete adianta um dado, para que não digam que não sabíamos: Alex Testoni vai surpreender em Ouro Preto, apesar de nem estar preocupado com a campanha. Ele fará mais votos, proporcionalmente, que os prefeitos que concorrem à reeleição sozinhos – Cabixi e Espigão.
>>>
Turismo - A pedido de Alex Testoni, não publicaremos a enquete feita na sua cidade, apesar do índice ser muito favorável a ele. Testoni não quer passar a impressão de que estaria usando de números para influenciar seus eleitores. Mas nosso trabalho não foi em vão. Na edição que vai circular após as eleições faremos uma publicação especial sobre Ouro Preto e a Rota do Turismo.
>>>
Na rota - A propósito, Ouro Preto vai ser um dos municípios a representar Rondônia na Oficina de Planejamento Estratégico da Rota Turística Internacional “Pantanal, Amazônia, Andes e Pacífico”, que acontecerá nos dias 13 e 14 de Setembro em Rio Branco, no Acre. O município se prepara para explorar o turismo com suas belezas naturais, cachoeiras, hotéis fazenda e esportes radicais.
>>>
Lebrão - Voltando à política, outro que está ganhando mais espaço é o deputado estadual Lebrão, de São Francisco. Ele está consolidando uma grande liderança ao longo da BR 429 e deve fazer três prefeitos, um deles a sua filha, em São Francisco. A Lebrinha continua disparada na corrida.
>>>
Em queda - Por outro lado, ainda na BR 429, quem está perdendo espaço é o deputado Luizinho Goebel. Muita gente vai dividir a sua marmita na próxima eleição. A não ser que o “papai” Ivo Cassol o abençoe novamente, sua reeleição corre risco. Em Vilhena seu reduto de votos já está sendo rifado pelos próprios ex-companheiros, hoje no palanque de Rover, onde Luizinho deveria estar.
>>>
Rolim - Alguma coisa vai mudar em Rolim de Moura depois do conflito entre estudantes e policiais na câmara de vereadores. A luta dos alunos não foi vã. A chance de reeleição da maioria dos vereadores diminuiu consideravelmente. A renovação será bem maior do que seria sem o conflito.
>>>
Porto Velho - Não poderia deixar de falar de Porto Velho, do PT, dos viadutos, da transposição dos servidores e de Nazif. Para resumir, a coisa está pegando fogo em Porto Velho. No conflito entre bocas e talheres, quem vai levar a melhor é o Garçon, que não é do PT, não tem mandato, circula bem entre as mesas e atende com simpatia. Para o freguês, quem sabe bem servir, serve.
>>>
Fogo amigo - Para não misturar as coisas, não falarei, nesta coluna, de mais uma “derrapada” de alguns veículos de imprensa ao sacanear, movidos por torpe ganância, este colunista. Leia artigo na página 22 desta revista. O “fogo amigo” é só uma amostra do que poderá vir à tona com a decantação dos podres do quarto poder do Conesul.


Dejanir Haverroth – Jornalista e pesquisador
assessoriavha@gmail.com
 (69) 9975-8514

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.