Pesquisar neste blog

sábado, 19 de maio de 2012

Anatomia política – sábado, 19/05/2012

Eleições 2012/Rondônia
Dejanir Haverroth
www.dejahaverroth.blogspot.com


Aportado - Esta semana eu tirei de folga para afiar a espada, fazer mais flechas, concertar a armadura e recobrar as forças no deleite do meu refúgio, em Vilhena. Por isso, não trarei muitas novidades de outros municípios de Rondônia, mas posso falar daquilo que vejo ao observar, de longe, o movimento das tropas nos frontes de batalha. A enquete desta semana (no fim da coluna) mostra o quadro pré-eleitoral de Vilhena.
>>>
Reafirmo - Em uma coluna anterior (nem lembro qual), falei que o PDT é, no momento, um dos mais organizados partidos de Rondônia e parece se preparar para uma grande guerra. Volto a confirmar isso. Vejo o Senador Acir Gurgacz como o principal adversário de Confúcio nas eleições de 2014. Acir já conseguiu diminuir a rejeição trazida pela sua empresa, a Eucatur, e ganhou vários aliados.
>>>
A arte - Mas Gurgacz sabe que não será fácil derrotar o PMDB de Raupp e Confúcio, principalmente no voto. Nesse momento, enquanto o governo parece dormir, seus adversários (chamo de adversários porque tramam) estão confiantes e pensam que será fácil. Mas a política é uma arte e nem tudo é o que parece ser. Em silencio, Confúcio está se organizando e deve resurgir com força total depois das eleições municipais.
>>>
Estratégia - É interessante iniciar a organização de uma eleição estadual dois anos antes, no pleito municipal. Mas é uma boa estratégia deixar as coisas acontecerem e depois tirar proveito da situação. Confúcio não está interferindo diretamente e não porá a “cara a tapa”. Ele está certo, assim evita desgaste e gasto. Depois das eleições é só trazer para si os vencedores e os perdedores, sem mágoas. Aos ganhadores a aliança e o apoio do Estado, e aos perdedores a promessa de dias melhores. 
>>>
Partidos e grupos - Com o PDT fora da aliança em 2014, o PT deve ser um forte aliado de Confúcio, e indicar o vice. O PSDB não terá candidatura própria ao governo, mas é sempre uma incógnita, pela inconstância de seu chefe, Expedito Junior. O PTB de Valter Araújo e Capixaba vai precisar de um tempo para se recuperar, e não representará perigo em 2014. Do Cassol (PP) sobrará o espólio, já que estará derrotado pela “Ficha Limpa”. Mas não deve ser subestimado. “O inimigo encurralado luta, com muita fúria, até a morte”.
>>>
Ainda falta - Outro grupo, o PSB de Nazif, deverá sair fortalecido nesta eleição municipal, mas não se levantará na disputa ao governo de 2014. Três importantes cidades de Rondônia poderão cair nas mãos do PSB em outubro: Porto Velho, Ji-Paraná e Pimenta Bueno. De longe, com meu binóculo, percebo que ainda faltam alguns ajustes nas composições das tropas de Nazif para se concretizarem essas vitórias.
>>>
Mineirinho - Para a composição do parlamento, podem-se perceber alguns movimentos. O Secretário de Educação, Julio Olivar, deve voltar para o PCdoB e tentar ser o vice de Confúcio e sucede-lo depois. Mas não será fácil. No PMDB, terá vaga garantida como candidato a Deputado Federal. Olivar nunca foi testado nas urnas (Exceto quando foi vice de Fátima Cleide, mas isso não conta), e parece inseguro.
>>>
Outros abençoados - Outra possibilidade para Julio Olivar é concorrer ao Senado pelo PMDB, caso Acir Gurgacz se lance ao governo e Marinha Raupp não queira a vaga. Outro que virá com força para uma candidatura a Deputado Federal é o Diretor do DER, Lúcio Mosquini, com a bênção de Marinha. Na semana que vem falarei mais do que vejo. Tem muito a ser dito.
>>>
Enquete – Nesta semana publicamos a enquete é de Vilhena. Foi realizada pela equipe do IRPE nos dias 16, 17 e 18/05, foram entrevistadas 360 pessoas em amostragem aleatória nas ruas de Vilhena. “Esse tipo de sondagem não se trata de pesquisa eleitoral, já que são feitas sem os critérios metodológicos das pesquisas, sem controle de amostra, dependendo apenas da participação espontânea dos eleitores. (Art. 33 da lei nº 9.504/97)”.

Dejanir Haverroth – Jornalista e pesquisador
assessoriavha@gmail.com
 (69) 9975-8514

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Um vídeo, pra variar e agradar mamãe

Cresci ouvindo minha mãe tocar violão, no sítio, à luz de lampião. Apesar do exemplo, até os 38 anos, eu nunca havia me atrevido a cantar ou tocar. Sempre pensei que para isso era preciso ter talento. Mas é verdade. Eu estava certo. É preciso talento.
O que eu não sabia, é que o talento está dentro de nós. Qualquer pessoa pode qualquer coisa. É só querer e acreditar. É claro que meu desempenho artístico está longe de agradar pessoas, mas não tenho mesmo esta pretensão. Quero agradar a mim, e colocar pra fora o que está sobrando no peito.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Portinar Palace lança serviço de “Full Time” para casais

A exemplo dos melhores hotéis dos grandes centros, o Portinari Palace está oferecendo, a partir desta semana, o serviço de “Full Time” para casais. O objetivo é estimular os casais de Vilhena e região a esquentar a relação e aproveitar o conforto de suas instalações.
O serviço conta com 1/2 diária, noturna (com café da manhã) ou diurna (com almoço), champanhe ou vinho, além de todas as instalações do hotel, inclusive as salas de reuniões para quem precisar realizar reuniões de negócios – neste caso, é muito usado para quem vem à Vilhena a trabalho e quer aproveitar a ocasião para curtir a (o) companheiro (a). Para garantir, deverá ser feita a reserva com antecedência.
O valor dos serviços é de R$ 120,00 para apartamentos, e o valor equivalente a meia diária nas suítes de luxo e máster. Este serviço que está sendo trazido para Vilhena pelo Portinari, é muito comum em hotéis do mundo todo. É usufruído, principalmente, por casais da própria cidade ou que viaja a negócios, levam o (a) companheiro (a) e aproveitam para relaxar ou fazer reuniões de negócios nas salas Vips do hotel.

sábado, 12 de maio de 2012

Anatomia política – sábado, 12/05/2012

Eleições 2012/Rondônia

Dejanir Haverroth
www.dejahaverroth.blogspot.com

Uma zona (quase eleitoral) - O PMDB de Ariquemes está à deriva. Sem capitão, sem vela e sem leme. Até o nome forte do partido à prefeitura deste ano desistiu de disputar. Estive lá nesta semana e constatei in loco. “Se há muita confusão no acampamento, o comandante está com pouca autoridade” (Sun Tzu - A Arte da Guerra). No caso, o comandante é o presidente do diretório municipal (nem sei que é de fato ou de direito).
>>> 
Reino dividido - É uma pena que isso esteja acontecendo nas duas casas do Governador (o PMDB e Ariquemes). Não se deve culpa-lo por isso, afinal, há tanto para fazer e Confúcio anda muito ocupado trabalhando. Quem deveria se unir e se organizar melhor são as lideranças locais. Com certeza terão que gritar Help, digo, Raupp.
>>> 
Rinha de galos - Em Pimenta a coisa vai esquentar também no PMDB. O partido tem dois candidatos, e ambos não se bicam. Dois galos velhos e teimosos. Chico da Santa Maria e Brasil do DER. Se um sair, o outro diz que não apoia e vice-versa. Enquanto isso os adversários nadam de braçada.
>>> 
Exemplo – Um exemplo para o PMDB de Rondônia vem de Cacoal. Por lá o PMDB está organizado e deve lançar candidatura este ano com o apoio de outros cinco partidos. Dizem que quem coloca ordem na casa são as mulheres, e isso se confirma na terra do cacau. A vereadora Lourdes Kemper (PMDB) deve liderar o grupo e conta com outras três mulheres poderosas na linha de frente: Penha, Uri, Raquel e Sueli.  
>>> 
De todos os grandes partidos de Rondônia quem aparenta ter melhor organização, neste momento, é o PDT, dos Gurgacz. Parece superar até mesmo o PT, que já foi símbolo da organização partidária. Seus soldados estão tomando os flancos em silêncio, estão motivados e, pelo que se pode observar, se preparam para uma grande guerra, cujas batalhas começam nessas eleições e devem se estender até 2014. Consigo até ouvir o guizo da cascavel. Quem viver verá.
>>> 
Rolim – Em terras de "Bastiões" cultiva-se políticos. No maior seleiro de políticos do Estado, a disputa deste ano vai ser “briga de foice”. Alguns golpes já começaram serem dados de forma mais desonesta possível, com direito a espiões, MackMoney, Tio Patinhas, Patanhas e Patadas (Walt Disney). Veja o porquê a seguir:
>>> 
Falsas pesquisas I – alguém vai se dar mal em Rolim de Moura com divulgação de pesquisas. Uma pessoa de Vilhena esteve em Rolim do início deste mês e fez uma “pesquisa” (sem metodologia) para um político da cidade. O resultado foi divulgado e o Ministério Público (MP) Eleitoral já foi comunicado.
>>> 
É rolo - A pessoa que fez o trabalho não tem empresa de pesquisa e usou o nome de “Instituto ASSOCETT”. A divulgação, através de “panfletagem”, teria sido feita por um pastor evangélico, assessor de Cesar Cassol. A denúncia contém vídeos como prova.
>>> 
Falsas pesquisas II – Outro que poderá se ferrar com pesquisas é um velho conhecido no submundo da informação, o Instituto Phoenix (leia-se “Fenix”). Segundo informações de fonte segura, um dossiê está sendo preparado pelo Ministério Público Eleitoral onde constam possíveis achaques a políticos e vendas de resultados de pesquisas a fim de divulgação.
>>> 
Vai sobrar - Quem contrata os “serviços” do referido instituto também será responsabilizado. Essa prática não é novidade, e todos da imprensa e do meio político sabem disso. Esse trabalho do MP poderá dar fim a essa picaretagem.
>>> 
Enquete – Nesta semana publicamos uma enquete de Jarú, realizada nos primeiros dias deste mês de maio. “Esse tipo de sondagem não se trata de pesquisa eleitoral, já que são feitas sem os critérios metodológicos das pesquisas, sem controle de amostra, dependendo apenas da participação espontânea dos eleitores. (Art. 33 da lei nº 9.504/97)”.



Dejanir Haverroth – Jornalista e pesquisador
assessoriavha@gmail.com
(69) 9975-8514

sábado, 5 de maio de 2012

Anatomia política – sábado, 05/05/2012

Eleições 2012/Rondônia
Dejanir Haverroth
www.dejahaverroth.blogspot.com

Hoje vamos começar pelo sul. Em Vilhena, nesta semana, as coisas mudaram um pouco, em favor do atual prefeito José Rover. O sortudo está sendo favorecido pelas besteiras de seus adversários, Goebel e Donadon. Pelo menos dois partidos e 5% dos votos de Vilhena caíram nos braços do Zé em apenas uma semana.
>>> 
Barrado no baile – O Deputado Luizinho Goebel, um dos adversários do prefeito de Vilhena, levou uma surra da imprensa nesta semana. Para começar ele fez coisa de moleque em uma boate da cidade. Nem seus assessores conseguiram frear sua arrogância ao ser impedido de usar o microfone em um puby da cidade. Isso lhe rendeu duras críticas na mídia e um considerável distanciamento da prefeitura de Vilhena.  Além disso, paira suspeita de que ele favorecerá Valter Araújo no processo de cassação.
>>> 
O irmão – A Secretaria Regional de Vilhena foi arrancada de Natalzinho e colocada nas mãos do irmão de Melki, Josué Donadon. Um grave erro da família em véspera de eleições. Natalzinho sempre foi um fiel escudeiro e um forte cabo eleitoral dos Donadon’s, além de estar fazendo um bom trabalho na secretaria, cargo que exercia interinamente há mais de um mês. Com a troca, as pessoas perceberam que não há espaço para outro sobrenome nesse grupo.
>>> 
Encontro do PDT – a cúpula do PDT de Rondônia está reunida hoje, 05/05, no CTG de Vilhena. O encontro visa fortalecer o partido que está abraçado com Zé Rover. No evento o vice-governador, Airton Gurgacz e o Senador Acir Gurgacz. O PDT de Rondônia vai trabalhar 12 candidaturas majoritárias nas principais cidades do estado nessas eleições. É uma prévia das próximas eleições para governo.
>>> 
Caciques – os pesos pesados das eleições deste ano são os três senadores e o governador. No balanço final da campanha, Ivo Cassol se sairá melhor dentre os caciques. Ele deve eleger o maior número de prefeitos, contrariando seu histórico de apoio. Nas eleições municipais de 2008, ele ficou no prejuízo. Quem sofrerá a maior perda é o PMDB, de Raupp e Confúcio. Falaremos sobre isso na próxima coluna.
>>> 
Porto Velho – Na capital a coisa começa a pegar fogo. Muitas são as especulações sobre as pesquisas, sobre quem está na frente e as composições. Uns dizem que Nazif lidera, outros dizem que é Garçom. O IRPE vai medir, na próxima semana, e divulgar aqui, nesta coluna, em forma de enquete.
>>> 
Ariquemes – Parece que está definido a candidatura de Ricardo Scwantz, do PMDB, em Ariquemes. Se isso acontecer, o PMDB volta a governar a terra de Confúcio. Scwantz é apresentador dos programas de maior audiência do rádio e da TV, e é muito querido pelo público. Se ele for mesmo o candidato, terá sido uma boa cartada de Raupp e Confúcio.
>>> 
Primavera – Como anunciei anteriormente, segue a enquete realizada em Primavera de Rondônia. “Esse tipo de sondagem não se trata de pesquisa eleitoral, já que são feitas sem os critérios metodológicos das pesquisas, sem controle de amostra, dependendo apenas da participação espontânea dos participantes. (Art. 33 da lei nº 9.504/97)”.

Dejanir Haverroth – Jornalista e pesquisador
assessoriavha@gmail.com
(69) 9975-8514

terça-feira, 1 de maio de 2012

Carta aberta ao jornalista Mario Quevedo

Caro amigo jornalista Mário Quevedo Neto. Faço esta “carta aberta” porque já tentei, através de outros expedientes, te aconselhar e tirar você desse caminho destrutivo que você entrou. Te chamo de “amigo” porque fiz, e continuo fazendo por você, coisas que só os amigos fazem, como torcer para que crie juízo e aproveite melhor o talento de jornalista que Deus te deu. Também te chamo de “jornalista” para provar que não tenho preconceito contra jornalistas práticos. Antes de ingressar em uma faculdade eu atuei como jornalista por cinco anos, e respeito os profissionais forjados no trabalho.

Eu quero que você olhe em um espelho e enxergue, não apenas a sua imagem, mas as coisas em sua volta e, principalmente, os rastos que você deixou para traz. Talvez consiga ver o que você está plantando e descubra o que você vai colher em teu caminho. Converse com um agricultor, operador de plantadeira, se a beleza de uma lavoura florida não é resultado do desenho que ele faz enquanto planta? Se os frutos da colheita não é resultado da qualidade da semente lançada ao solo?

Não se endeuse, achando que é um paladino da moralidade só porque estás livre das drogas há alguns meses. A água de um poço não se limpa sem que seja totalmente trocada. É preciso sair a água suja e entrar a limpa. Só assim, aos poucos, ele vai se limpando. São mais de 20 anos de caminhos tortuosos, com males imensuráveis para si e para as pessoas que o cercam – família, amigos e até estranhos - vítimas do mundo que você alimentou através do vício.  

Eu também creio que Deus perdoa uma multidão de pecados, caso contrário, eu não sustentaria mais o meu próprio peso. Também acredito que o tempo cura feridas, que amigos também perdoam e que as pessoas de bem, que são maioria, torcem pelo bem de seu próximo e se alegram com suas vitórias. Também creio que devemos deixar as 99 ovelhas seguras no aprisco e resgatar uma que ficou perdida no deserto da vida. Mas, primeiramente, acredito na humildade. Sem ela, não há honra. Sem humildade também não há resgate, não há perdão.

Não creio que a sua insistência em atacar colegas de profissão sem nenhuma razão vá te trazer algum benefício. Pelo menos oito colegas da imprensa de Vilhena foram vítimas de ataques teus nos últimos meses - falo somente por mim nesta carta. Não sei se somos perfeitos ou não, mas não sei como consegue enxergar um cisco no olho de um colega, tendo sujeira em teu próprio olho. Não digo que sejamos corporativistas, mas não vi, em nenhum dos casos, razão para ataques. Já ouviu alguém dizer que “roupa suja se lava em casa”? O ditado é popular, não serve para “intelectuais” como você, mas cabe certinho nesse lamaçal que você transformou a imprensa de Vilhena.

Eu acredito na evolução das pessoas. Vou fazer uma analogia usando as aves. Você conhece as gaivotas? Pois é. Com tanta capacidade, o mar e o céu inteiros para explorar, a gaivota se submete a comer as migalhas dos humanos. Se elas tivessem a capacidade de evoluírem como nós temos, ela poderia ser águia. Voar alto, enxergar longe, e não depender de migalhas dos outros. Mas, se ela começar a voar alto e não desenvolver a visão e as virtudes da águia, poderá se transformar em um abutre, farejando e buscando apenas as carniças. Algumas pessoas também evoluem assim (se é que podemos chamar de evolução): ganham asas, mas não desenvolvem visão e nem virtudes para buscar coisas boas.

Quero te propor uma coisa, meu amigo jornalista: reflita sobre isso que te escrevo e procure conciliar com as pessoas que você ofendeu, ou que, no teu entendimento, te ofenderam. O perdão um grande bem para quem o libera, por isso acredito que todos eles te receberão de braços abertos, como a um filho pródigo. Nós acreditamos em você, na sua competência profissional, no seu bem-estar, na paz em sua casa. Queremos apenas a sua resignação e o seu respeito para que vivamos em harmonia.

Aceite o meu abraço sincero.

Dejanir Haverroth – jornalista em Vilhena