Pesquisar neste blog

sábado, 4 de maio de 2013

Anatomia política- abril de 2013



No dia 13/04, sábado, o Partido Social Democrata (PSD) de Rondônia estará reunido na cidade de Ouro Preto do Oeste. É confirmadíssima a presença do presidente nacional da sigla, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O partido tem dois pré-candidatos ao governo de RO – o presidente da Assembleia, Hermínio Coelho e o prefeito de Outro Preto, Alex Testoni.
>>> 
E por falar em Hermínio Coelho, sua passagem por Vilhena, na semana passada, assustou os eleitores. Foram tantas acusações a outros políticos que até agora a população ainda não entendeu. O que mais se ouviu nos bastidores foi o questionamento: “Se ele, que é deputado, presidente da casa, afirma com tanta convicção que há corrupção, porque não formaliza denúncia e não aciona o Ministério Público?”. Com a palavra o nobre deputado.
>>> 
Muitos leitores poderão achar estranha a pesquisa publicada nessa edição, que coloca Ivo Cassol com baixo índice na avaliação de seu mandato no Senado. Ocorre que a Revista Enquete ouviu somente pessoas que acompanham a política – jornalistas, empresários, funcionários públicos e profissionais liberais. Na avaliação destes, Cassol está fazendo um mandato medíocre. Se fosse avaliado pelo povão, talvez o resultado fosse outro.
>>> 
Outra pesquisa divulgada nesta edição é sobre a política no Conesul de Rondônia. Por lá, apesar do momento desfavorável, o Deputado Natan Donadon ainda sustenta o nome da família. Graças ao seu bom desempenho no Congresso Nacional, 35% dos eleitores disseram que votariam em alguém da família para deputado federal na próxima eleição.
>>> 
Outro político, ou melhor, política, que se destacou na pesquisa foi a 1ª dama de Vilhena, Lisângela Rover. Ela obteve um índice de 22% para Deputado Federal. Isso porque é bem pouco conhecida fora de Vilhena. Outro ponto positivo é que a maioria de seus simpatizantes é mulher. Prova que ela tem brilho próprio.
>>> 
Em Vilhena a disputa pelo PSDB coloca o ex-senador Chico Sartori contra o ruralista Evandro Padovani. Estranho é que um dos maiores partidos do Brasil jamais elegeu representantes em Vilhena. Nas mãos de Sartori, o partido só dará certo se ele aprender tudo novamente. Começar do zero. Sugiro a ele o livro “Cartas a um jovem político” de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), editora Alegro. É um bom recomeço. Falo sério!
>>> 
O contrato milionário da empresa de Expedito Junior com o Governo de Rondônia começa a gerar bichucho. O deputado Hermínio Coelho só não chamou expedito de Santo. Disse que é melhor deixar roubar as escolas do Estado do que pagar R$ 57 milhões por ano a Expedito.
>>> 
Parece que Acir Gurgacz vai mesmo brigar pela própria cadeira no Senado. A ideia de disputar o governo com o Confúcio foi abortada. Sabia decisão do PDTista. Ele já começou a mobilizar seus aliados em todo o Estado e prepará-los para a batalha. Mas, por enquanto, ele só poderá treinar seus soldados, afiar as espadas e esperar os adversários se manifestarem para poder medi-los.
>>> 
Quem serão os adversários de Acir? Capixaba vai ao Senado ou se garante na câmara? Expedito poderá ser candidato ou a “ficha Limpa” o degola? O PT tem nome para o Senado? Todas essas questões tem que ser respondidas para poder avaliar com segurança as reais chances de reeleição de Gurgacz.
>>> 
E por falar em PT, conversei com Padre Ton no facebook. Ele postou, no mês passado, uma capciosa frase: “Confúcio diz que vai à reeleição”. Simples assim. Ele mesmo não se manifestou, até que eu o incitei. Ele foi esquivo, dizendo que “era um direito legitimo de Confúcio se recandidatar”. Mas, deixou nas entrelinhas que o PT terá candidatura própria e que poderá ser ele. 
>>> 
Um boato que corre nos bastidores da política de Cacoal virou piada. Dizem que a prefeitura não tem primeira dama, mas tem três damas que mandam no prefeito Padre Franco e em toda a administração. Ninguém faz nada sem o aval das três mulheres. Nem mesmo o Padre Franco. Será?
>>> 
Um político que está conquistando espaço com muita segurança é o Deputado Lebrão, de São Francisco. Ele é muito respeitado pelos seus colegas na Assembleia Legislativa (ALE) pela seriedade com que conduz seu trabalho, e transita bem na maioria dos municípios de Rondônia. Dependendo das configurações, ele poderá ser candidato a Deputado Federal. Pelo menos 12 prefeitos já manifestaram apoio a ele.
>>> 
O Governador Confúcio Moura está no fecebook. Ele mesmo publica seus pensamentos e ponderações. Pode parecer estranho ele deixar que o critiquem nos comentários, mas o fato é que ninguém fica indiferente a ele. Um dos maiores estadistas que o mundo conheceu foi Roosevelt. Muitas vezes foi subestimado por seu estilo tranquilo, gostava de ouvir as pessoas, ponderado. Mas suas decisões acertadas mudou o rumo dos EUA. Que Confúcio Moura é um estadista ninguém duvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.