Pesquisar neste blog

sábado, 4 de maio de 2013

Anísio Ruas – uma só verdade, um só livro, uma só música e um só site


Esse texto é só uma vacina. Um “tiro de alerta” para que esse momento importante da cultura de Vilhena não sofra revezes por conta da falta de sabedoria de seu presidente.

Fiquei profundamente ofendido com uma declaração do presidente da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), Anísio Ruas, dita para mim e minha equipe, ontem, no Bangalô. Discutimos e ele, em nenhum momento, se importou com seu erro, não reavaliou e muito menos tentou se retratar. Não quero, neste texto, falar bem ou mal da FCV e suas atividades. Fique claro que o objetivo é expor uma situação vexatória e injusta sofrida por este jornalista e sua equipe. Não cabe uma nota oficial da FCV explicando a presepada. O “fotógrafo” Anísio Ruas que responda por si.

O fato:
Reuni a equipe da Comunicare na sexta, 04/05, para prestigiarmos a Noite da Seresta – um evento da Fundação Cultural de Vilhena. Estávamos em nove pessoas, chegamos cedo, as 08h30, para escolhermos um bom lugar. Cerca de 10 minutos depois chegou o “fotógrafo” Anísio Ruas (que não é fotógrafo, mas o presidente da Fundação Cultural de Vilhena) e fez questão de dizer que estava fotografando para um determinado site da cidade.
Percebi a provocação e perguntei o porquê desse trabalho exclusivo. Ele respondeu que “apenas o ‘determinado site’ divulgava”. Tentei argumentar, mas ele parecia furioso com a imprensa ou incomodado com a nossa presença no recinto e insistiu no seu argumento.
Depois da discussão, o cerimonial do evento passou a agradecer toda a imprensa pelo apoio. Nossa equipe esperou a apresentação de Jovino Lobaz e Ana Claudia, com uma música inédita, “Jogo”, de autoria de Jovino, e fomos embora. Anísio continuou a fotografar, apesar da presença de fotógrafos de verdade e jornalistas no recindo (só não havia representantes do site de Anísio).

10 Verdades:
1 - Desde o início da história desta empresa, há 15 anos, nunca cobramos sequer um centavo para divulgar a cultura ou a arte em Vilhena e somos quem mais divulga;
2 - Todas as semanas, publicamos atividades da FCV nos veículos da empresa. Em todas as edições do quinzenário impresso Alô Estudantil publicamos matéria sobre cultura ou arte em Vilhena. Jamais cobramos;
3 – Estávamos no evento para prestigiar, aplaudir e rever nossos amigos da cultura (temos muitos, graças a Deus). Não havia razão para sermos ofendidos.
4 – Presidente de uma entidade tão importante não tem que ficar trabalhando de fotógrafo para nenhum veículo, mesmo porque havia fotógrafo de sobra no local;
5 – Anísio Ruas provou que acessa apenas um site e não lê nenhum outro veículo de Vilhena;
6 – O site que Anísio diz prestar serviço de fotógrafo é o mesmo que atacou nossa empresa e ofendeu a honra de nossos membros durante a campanha eleitoral do ano passado.
7 – O site que Anísio diz prestar serviço de fotógrafo não publica nada “de Graça”. Todos sabem disso. Com certeza, em algum momento, isso custará muito caro à FCV;
8 – A FCV está indo muito bem, graças a Deus, aos agentes culturais que estão motivados, e ao orçamento do município. Nada tem a ver com o presidente. Disso também todos sabem;
9 – Quanto ganha o presidente da FCV? Um dos melhores salários da prefeitura... para ser fotógrafo exclusivo de algum site?;
10 – Temos que temer um homem de “um só livro”. Devemos temer ainda mais um homem de um só site, uma só verdade, uma só música.

Esse texto é só uma vacina. Um “tiro de alerta” para que esse momento importante da cultura de Vilhena não sofra revezes por conta da falta de sabedoria de seu presidente. Uma declaração insana, carregada de sentimento negativo e pobre de informação, vinda do presidente de uma entidade, pode causar a sua ruína. Continuaremos a publicar os eventos da FCV em respeito aos nossos amigos da cultura, mas deixo registrado aqui a minha indignação.

2 comentários:

  1. este ANISIO, não muda mesmo ! será o mau de professor quando pega um cargo politico, de ficar arrogante e estupido com as pessoas a ex; temos ele e o ARLI os dois são péssimos exemplos de conduta politica.

    ResponderExcluir
  2. Totalmente compreensível sua indignação! :/
    Obrigada pelo comentário deixado no minasdemim! ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.