Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Anatomia Política – 28/08/2013



Com a saída de Cassol do páreo, e a provável impugnação de Expedito Junior, a disputa a governo de Rondônia ficará mesmo entre o PT, de Padre Ton e PMDB de Confúcio. Até o momento a vantagem é do PMDB que tem como aliados o PSDB e o PDT. Mas as negociações de bastidores começam a serem feitas e podem surpreender.
>>> 
Se as negociações dependerem de Brasília, pode ser que o PT leve junto o PSB, de Nazif. Mas é pouco provável que consiga levar também o PDT. Acir tem muito a perder se deixar a aliança com o PMDB. Além disso, o partido do Padre Ton já tem candidato ao senado. Fátima Cleide deve voltar à disputa. 
>>> 
Expedito Junior anda percorrendo o interior do estado se dizendo pré-candidato ao governo. Se isso acontecer, será uma grande trairagem para com o governador. Os aliados do governo queixam-se de que Expedito comeu, e está comendo, uma das maiores fatias do bolo desse governo. Segundo os queixosos, além de um contrato milionário com a SEDUC, expedito nomeia e tira quem ele quer nesse governo da Cooperação.
>>> 
Só nos municípios da 429, Confúcio nomeou, nos últimos meses, com portaria de quase R$ 10 mil cada, cinco aliados de expedito, enquanto os companheiros de seu partido e até alguns PMDBistas ficam em volta da mesa catando migalhas. Se isso tudo for verdade, vale aquele ditado: “quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
>>> 
Não quero falar de números, embora esteja com os dedos coçando. Estou, neste momento, lidando com números de uma pesquisa que está sendo realizada pelo IRPE e pela Revista Enquete. Já foram feitos 40 municípios e os resultados são surpreendentes.
>>> 
Uma edição especial da Revista Enquete está sendo preparada a partir de hoje. Serão duas edições em uma (edições 12 e 13) e trazem, em primeira mão, o resultado de uma ampla pesquisa realizada pelo IRPE em 52 municípios de Rondônia.
>>> 
Além de avaliar todos os políticos de Rondônia que estão exercendo mandato – de presidente a vereador – a pesquisa também faz uma prévia para as próximas eleições. Os trabalhos de campo serão concluídos amanhã, quarta (27/08) e o total de entrevistas chegam a 4500 pessoas.
>>> 
Publicação - O vereador mais atuante de cada município terá destaque na revista e receberá um certificado. Os cinco prefeitos, os cinco deputados estaduais e os dois Deputados Federais mais bem avaliados pelos seus eleitores também receberão destaque e a visita da equipe da Revista Enquete. As avaliações dos demais políticos serão publicadas de acordo com seus interesses. 


Dejanir Haverroth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.