Pesquisar neste blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Caso Natan Donadon – algumas verdades e a opinião de um “João”

PS: por se tratar de opinião pessoal, não publicarei em nenhum de meus veículos, apenas em meu blog.

Natan Donadon e assessoria reunida no ano 2000
Até agora fiquei calado sobre o caso Natan Donadon. Nunca fui “Pedro”, muito menos “Judas”, mas de nada adiantaria minha “voz no deserto” diante de uma multidão enfurecida pelos “fariseus”. Só criaria mais celeuma. Chegou a hora de sermos menos hipócritas e, sem euforia, tirarmos a atenção do foco e avaliarmos o contexto.
Conheço Natan Donadon (pessoa e político) como poucos. Melhor do que muitos de sua própria família. Este texto não se trata de bajulação (coisa que nunca fiz), mesmo porque me afastei de sua assessoria há dois anos, e há mais de um ano não conversamos, por divergências políticas. Durante seis anos que trabalhei ao seu lado, jamais testemunhei qualquer falcatrua, negociata ou qualquer outro ato de corrupção. Sua postura sempre foi muito ética.
O fato é que estão usando o Natan como bode expiatório de todas as maracutaias feitas por políticos no Brasil. A própria imprensa, que agora o massacra, participa efetivamente da farra do dinheiro público em todas as prefeituras, governos e autarquias deste país. Cerca de 75% de tudo o que fatura a imprensa brasileira, desde os folhetins de fundo de quintal até a Veja e Rede Globo, saem do bolso dos contribuintes.
Qualquer pessoa em Rondônia sabe o que aconteceu em 1998, quando Natan Donadon foi nomeado Diretor Financeiro da Assembleia Legislativa de Rondônia. Ele tinha 30 anos de idade e pouca experiência política e de vida. Uma licitação já existia e uma quadrilha estava instalada na ALE, comandada por Mario Calisto, do jornal O Estadão (a imprensa está em todas).
Conheço todo o processo - que jamais foi lido pelos ministros do STF e Natan nunca foi ouvido em juízo. Se ele sabia o que estava fazendo, ou não, eu não sei. Só sei que ele não viu um tostão dessa grana. Tanto que, mesmo sendo Deputado Federal, é o mais pobre da família. Tudo o que ganhou na vida ele gastou com advogado para tentar amenizar os efeitos desse erro de seu passado.
TOP 100 IRPE 2011
Se compararmos a vida “pregressa” de Natan, ele é apenas um “trombadinha” perto da maioria dos políticos deste país. Maioria SIM! Pelo menos 80% dos políticos atuais, e dos futuros políticos do Brasil, se beneficiam de contratos superfaturados e outros “rolos”, principalmente para sustentar a imprensa - “4º poder” e “arauto da moralidade”.

5 comentários:

  1. Caracas...quem tem o dom de escrever tem né!!!!! muito claro esse texto, só tenho que parabenizar vc pela explicação do que é a politica do nosso País!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por ter lido meu texto, caro "anônimo". Apenas tentei me manifestar em defesa de um amigo. Não pretendi, em nenhum momento, explicar como funciona a política no Brasil. Se fosse isso, eu teria que escrever um livro, no mínimo polêmico.
      Um abraço

      Excluir
  2. Concordo escrever assim só pode ser dom não é pra qualquer um não :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto. Essa imprensa que fala tanto do Natan, se beneficia muito do dinheiro sujo que "rola" por esse Brasil. São muito hipócritas! Imprensa suja!

    ResponderExcluir
  4. @@@ Digo e acredito que, Natan Donadon na, época do acontecido (1996 á 1998) classifico em três. Exemplifico: Ingênio, inexperiente e monitorado pelo sistema de Politicos "graúdos). Não estou defendendo e nem culpando o Deputado Fedral, Natan Donadon mas, sim escrevendo o que penso ser a justeza desse processo. Condenar um deputado que, vem a inteira em 2014 dez anos de mandatos, isso mesmo e, digo mais como deputado é "Ficha limpa."

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.