Pesquisar neste blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Carta aberta ao empresário Hevert Bueno

Foto: Dejanir com Hernandes Mendonça - papo em dia
Para começar, quero esclarecer que esta carta não tem a intenção de frear nenhum procedimento judicial. Aliás, estou estudando a possibilidade de não aparecer na audiência de conciliação, e esperar que a justiça julgue. Se eu exagerei ao defender minha honra em uma rede social, que a justiça me condene. Sempre estive pronto para reconhecer meus erros e pagar por eles. Este é meu primeiro processo em 19 anos de profissão. Quanto a você, peço desculpas pelos exageros, como já fiz pessoalmente - ao ser chamado por pessoas ligadas a você, para conversar.

Pensei muito sobre tudo isso que está acontecendo e tirei algumas conclusões, sobre as quais discorrerei nos parágrafos seguintes. Sinceramente, quero contribuir com o teu crescimento e, por tua pouca humildade, próprio da juventude, não posso fazer pessoalmente. Acredite, não te cobraria um centavo sequer para isso.

Eu e você nunca tivemos desentendimentos. Percebo que o problema meu é com teu pai. É uma velha história, datada de 2002, quando ele foi candidato a Deputado Estadual. Na época ele ignorava meus números e perdeu a eleição. Trabalhei para o PP ao governo, mas não apoiei teu pai. Desde então fiz alguns trabalhos de pesquisa, onde “Seu” Ademar precisava saber em quem investir nos municípios. Jamais recebi dinheiro de teu pai. Sempre fiz na camaradagem, porque valorizo o mérito mais que o dinheiro. Por conta da mágoa de 2002, nunca tive de teu pai o respeito que eu esperava. Não quero entrar em detalhes. Fiz apenas um breve esclarecimento.

Percebi que você está sendo vítima de um erro muito comum, praticado por pais que querem impor seus sonhos aos filhos. Eu mesmo já cometi esse erro. Forcei meu filho a seguir meus passos, ele não cedeu e foi embora. O projeto político é do teu pai. Ele quer ser prefeito de Vilhena e, para isso, precisa que você se eleja deputado. Assim ele fez com tua irmã, lançando-a a uma candidatura a vereadora em 2012. Não estou falando asneiras, porque foi ele mesmo quem declarou isso na imprensa. Disse que elegeria a filha a vereadora e o filho a deputado para ser prefeito de Vilhena.

Porém, se o sonho de ser político é teu, vá em frente. Repense suas estratégias, leia muito, faça bons relacionamentos e seja amigo de todos. Inclusive de teus adversários políticos – seus concorrentes. A política acontece no campo das ideias, não no pessoal. Portanto, discuta ideias! Quero te sugerir um bom livro, o qual reconheço como uma espécie de “cartilha” para quem quer se lançar na política. Chama-se “Cartas a um Jovem Político”, de Fernando Henrique Cardoso. Você encontra em Vilhena no “Café com Letras”. Ele pode te orientar muito bem. Eu, embora não tenha pretensões, já li e reli umas cinco vezes. Esse livro vai mostrar caminhos excelentes para quem é novato, como você.

Da minha parte, retiro meu time de campo. Não mais rebaterei as criticas de teus “amigos” sobre as pesquisas. Não voltarei ao mérito de nosso embate e responderei de cabeça erguida quaisquer processos que originar dessa peleia. Se eu for condenado em algum, pagarei a pena sem reclamar. Quanto às pesquisas, continuarei com a postura que adotei no início de minha carreira na imprensa: imparcialidade, transparência, honestidade. Para mim, ter bom caráter profissional é uma opção, uma escolha. Faz parte do meu marketing. Se você aparecer bem nas pesquisas eu divulgarei e não quero nada em troca. Se aparecer mal nas pesquisas nada farei para alterar, sob quaisquer ofertas. Isso serve para todos e é irrevogável.

Sei que apenas você e umas cinco ou 10 pessoas vão ler esta carta, mesmo assim vou publicar em meu blog. Eu não tenho nada a esconder sobre o que sinto ou penso. Para finalizar, quero que saiba que eu acredito em você, na tua inteligência e na tua força. Você pode ser um grande político no futuro, desde que o sonho seja teu, e não de teu pai. Além disso, terá que rever seus métodos. Se colar em você a imagem de “encrenqueiro”, esse sonho poderá ficar mais distante.

Um abraço

Vilhena, 16 de janeiro de 2014


Dejanir (Brasileiro da Silva) Haverroth

3 comentários:

  1. Parabéns Dejanir Brasileiro Da SiIva Haverroth, vc como um dos maiores jornalistas de Rondônia foi mto sábio nas palavras, o melhor remédio a humildade, o Hevert e o Sr. Ademar, empresários que fazem grande parte da sociedade vilhenense, respeitados com certeza entenderão que isso deve ser resolvida assim, com harmonia e cautela, que tudo isso não passe de um momento que fugiu do controle. abraços a vcs...
    Heliton Garcia

    ResponderExcluir
  2. Esta carta está a altura de profissional como voce. Esta é uma lição que o "seu" Ademar deve aprender. A sabedoria desarma as pessoas, principalmente quando os argumentos são sustentados com convicção e humildade. Parabéns Dejanir, para um simples agricultor, voce cresceu e mostrou a todos o valor de um trabalho sério e focado. Parabéns pela atitude. Paulo Mendes

    ResponderExcluir
  3. ser humilde nao e pra todos parabens.

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.