Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Novo desafio!

A equipe do Vilhetaço me presenteou com este pequeno, porém importante texto biográfico. Vale a pena publicar em meu Blog. Vou me esforçar para fazer a diferença nessa nova etapa do jornal que já foi o mais importante de Vilhena. A coluna vai se chamar "Terceira Posição". A posição de quem só observa. Vamos falar de política. 
   
Dejanir Luiz Haverroth nasceu em 19 de junho de 1968 na cidade de Nova Prata do Iguaçú, sudoeste do Paraná. Em 1982 mudou-se para o Mato Grosso do Sul, onde, em 1987 serviu o exército e aprendeu sua primeira profissão – foi promovido a cabo enfermeiro. Em 04 de fevereiro de 1988 chegou a Vilhena pensando exercer a profissão de enfermeiro. Depois de perambular todos os municípios da margem da BR 364, sem sucesso, permaneceu desempregado e morando na rua por quase quatro meses.
Em junho daquele ano prestou o concurso da PM de Rondônia ficando na 1ª colocação. Em 1994 pediu baixa da corporação e foi morar em Nova Conquista, na época o distrito mais isolado da região – sem estradas, sem energia e sem água. Lá ele foi o primeiro professor da 5ª a 8ª série, foi administrador, fundou uma Guarda Mirim e, em 1995 fundou um jornal, chamado “A Semente”, para usar como ferramenta na conquista de melhorias para o distrito. A estratégia deu certo. Em um ano de administração, conseguiu uma nova estrada, luz e água para o distrito, além de instalações melhores para a escola. Mas como ainda não entendia de política, não conseguiu livrar-se das armadilhas de seus adversários.
Em 1997, já no mandato de Melki Donadon, foi perseguido, transferido para Vilhena, sofreu um processo administrativo e quase perdeu o emprego. O ano de 1997 foi um grande divisor de águas na vida profissional de Dejanir. Nesse mesmo ano fez o curso técnico em informática e ingressou no jornal Folha do Sul. Em 1998 fez o curso de capacitação de jornalistas do Fenaj (federação Nacional dos Jornalistas) e criou sua empresa de comunicação e pesquisa. Durante os últimos 16 anos Dejanir Haverroth conquistou seu espaço com a sua empresa.
Criou diversas marcas e produtos: IRPE, IHPEC, o jornal “Alô Estudantil”, o site “VilhenaAgora”, a “Revista Enquete”, dentre outros. Profissionalmente Dejanir Haverroth também se capacitou: Fez bacharelado em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pós-graduação em Ciências Políticas, Pós-graduação em Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa e conheceu a PNL (Programação Neurolinguistica). Dejanir Haverroth tornou-se um dos profissionais mais requisitados de Rondônia pelos principais grupos políticos para consultoria em estratégia política e comunicação.

Além de Rondônia, tem clientes no Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. E a partir de 1º de maio, empresta sua competência e talento assinando a coluna intitulada: “Terceira Posição” no VILHETAÇO.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Pelo menos um dia sem roubo, sem corrupção e sem mentiras

"Veja o que disse o advogado Caetano Neto, Presidente - ADDC (Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania), sobre o fechamento das prefeituras em protesto." 

Pelo menos um dia sem roubo, sem corrupção e sem mentiras 

A decisão das prefeituras em fechar as portas por um dia,  em protesto pela falência financeira dos municípios, ocorrido na última sexta feira, revela pela primeira vez que os "nobres" gestores públicos, mesmo sem receber apoio popular, conseguiram pelo  menos um grande feito. Com as portas fechadas, salvo os honestos, e que se apresentem,  na sua maioria, foi um dia a menos sem roubo, sem corrupção, sem mentiras, sem malversação do dinheiro público, sem contratar parentes, sem nomear asseclas, sem negociar carta convite, sem negociar tomada de preços, sem produzir editais direcionados, sem comprar produtos superfaturados, sem direcionar licitação, sem mascarar a execução orçamentária e financeira, sem negociar com os vereadores, sem trocar cargos por apoio as  propostas no legislativo mirim, sem diferença no parlamento estadual, sem nomear a amante ou o bofinho. Ufa! Neste dia, não houve prejuízo ao povo. Estamos no lucro.

Sem querer direcionar o exemplo,  a atividade pública, muito longe da ética e da seriedade, sofre de morte pela corrupção encastelada nas suas entranhas e somado a  ausência da eficiência, pois tomada por populistas incompetentes, fazem uso da função, origem do voto, para locupletar seus interesses pessoais e familiares, e os objetivos propostos, ditos e repisados, as necessidades daqueles que pagam os impostos, recursos esses saqueados na luz do dia, com ares de legalidade.

Com o devido respeito, não há falência das prefeituras, há sim, falência de qualidade, de seriedade, de competência e de gestão pública. 

Certa vez, um ilustre político do mundo capitalista em visita a Cuba, perguntou a Fidel o que queria dizer os termos das palavras em um out door que dava boas vindas aos visitantes na entrada da cidade de Havana, e que tinha o seguinte texto: traduzido da língua pátria,  " Hoje, mais de 3 milhões de crianças, no mundo todo, não tem onde dormir. Nenhuma é cubana".

Esperando um discurso de, no mínimo, duas horas, para explicar o socialismo. Errou. Fidel respondeu com poucas palavras. "Aqui cuidamos das pessoas, nossa prioridade são as pessoas."

 Em vez de fechar as portas, fechem os bolsos. 

Caetano Neto
Advogado
Presidente - ADDC 
Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania

sábado, 5 de abril de 2014

Vereador apresenta nova denúncia contra empresa de ônibus em Vilhena

(Republico esta matéria na íntegra por considerar relevante. Créditos: www.folhadosulonline.com.br)

Júnior Donadon e Ademar Bueno travam embate

O vereador Júnior Donadon (PMDB), que deu início esta semana a um bombardeio contra a empresa Bueno Tur, responsável pelo transporte de alunos da rede municipal em Vilhena, voltou à carga agora a pouco. O parlamentar, que vem usando as redes sociais para denunciar a qualidade dos serviços e veículos da firma, postou fotos em seu perfil no Facebook para responsabilizar a empresa pelo sofrimento de estudantes da zona rural.
O caso vem ganhando destaque em toda a região, principalmente por causa do marketing virtual feito pelo próprio Júnior e por aliados na mídia eletrônica. O empresário Ademar Bueno, que também já foi vereador e cujo filho, Hevert, deve ser candidato a deputado estadual pelo PT do B, tem evitado polemizar, embora atribua as ações de Donadon a motivações políticas.

Veja o último post do vereador peemedebista na internet e confira as imagens que acompanham o texto:

NOVAS DENÚNCIAS - TRANSPORTE REALIZADO PELA EMPRESA BUENO TUR É UMA VERGONHA - Essas cenas lamentáveis foram realizadas na Linha 135, Capa 142, onde os alunos tem que andar de 4 a 6 Km por dia, imaginem isso em uma semana e em um mês! É uma desleal maratona que os pais e alunos são submetidos todos os dias nos extensos e perigosos percursos pelas estradas da zona rural, como denunciam as fotos. Nas fotos as crianças andam por aquela estrada, desde muito antes do ponto mais alto da estrada, debaixo do sol escaldante, com material escolar muito pesado que calculamos uns 8 a 10 kilos, pois são vários livros didáticos. É fato que a empresa BUENO TUR responsável pela Concessão dos Serviços de Transporte Coletivo Escolar recebe dos cofres públicos o valor de R$4,35 por km rodado na cidade de Vilhena/RO para transportar os alunos da rede municipal de ensino, enquanto a Empresa Eucatur Turismo cobra em um ônibus Executivo, com ar-condicionado, com poltronas semi-leito, frigobar, televisão em estado impecável de segurança e conforto o valor de R$4,50. Como a empresa concessionária se recusa a buscar os alunos alegando condições de trafegabilidade das estradas, há indícios do cometimento de Improbidade Administrativa visto que a empresa percorre um trecho menor e rebebe por um maior dos cofres públicos municipal e federal, fazendo com que as crianças andem o trecho não percorrido pela empresa. O Ministério Público já foi procurado nesse aspecto e recebemos a orientação da Curadoria da Probidade Administrativa e da Curadoria da Infância e Juventude do MP para investigar e auxiliar na instrução do Inquérito Civil Administrativo já existente e em andamento no MP.

Autor: Dimas Ferreira
Créditos de Fotos: Divulgação

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Pesquisa recente revela corrida para governo e Senado em Rondônia

Governo I
Foi protocolizada no TSE sob o nº RO-00007/2014, feita por conta própria registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 25/03/2014 pelo IRPE. Estão sendo divulgados dois quadros ao governo, um ao Senado e a avaliação da atuação do governador Confúcio Moura.
A configuração ao governo se apresenta em dois cenários diferentes. Em um deles os nomes de Maurão de Carvalho (PP) e Alex Testoni (PSD) aparecem na disputa; em outro Expedito Junior. Os nomes mantidos nos dois cenários são do governador Confúcio Moura (PMDB), do Deputado Padre Ton (PT) e do pré-candidato do PSOL, Beto Catanhede.
Governo II
Para o Senado o nome do Expedito Junior, Acir Gurgacz, Fatima Cleide, Sheila Cassol, e Moreira Mendes. A margem de erro é de 02 pontos percentuais para mais ou para menos. Não foram feitas entrevistas nas áreas rurais, vilas e distritos. Uma amostra da população dessas áreas foi encontrada nos comércios da cidade. O intervalo de confiança é de 95%.
Senado

Na democracia, a opinião pública é a “voz de Deus”.

Em Rondônia - Confúcio reage com forte propaganda mas continua medíocre

Tabela da última pesquisa: Foi protocolizada no TSE sob o nº RO-00007/2014, feita por conta própria registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 25/03/2014. O trabalho de campo foi feito entre os dias 23 e 26 de março. A margem de erro é de 02 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Total
Regular
42,9
Péssimo
22,6
Bom
16,7
Ruim
14,8
Ótimo
3,0
100,0

Tabela das últimas quatro pesquisas. Na pesquisa de janeiro/2014 Foram ouvidos 1920 eleitores em 17 municípios de Rondônia nos dias 15 a 20 de janeiro de 2014. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo RO-00002/2014. A margem de erro é de 02 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.


Setembro
Dezembro
Janeiro
Março
Ruim e péssimo
41,6
43,3
44,5
37,4
Regular
39,1
41,5
42,2
42,9
Ótimo e bom
19,3
15,2
13,3
19,7