Pesquisar neste blog

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cinco motivos por que não voto mais em Confúcio Moura

No ano de 2010 foi uma correria. Muitos, assim como eu, queríamos mudança para Rondônia. Queríamos alguém que se preocupasse com a educação, a cultura, a saúde e, com isso tudo, imprimisse uma nova cara ao Estado de Rondônia. Foi uma grande decepção. Confúcio Moura conseguiu decepcionar a todos que acreditavam nele e abraçaram a sua campanha por idealismo. A ocasião pede um texto pequeno, por isso serei breve. Dentre tantas mazelas, vou destacar somente as que considero mais importantes e que me gritam aos ouvidos: “NÃO VOTE EM CONFÚCIO!”

1 – Confúcio se diz intelectual, mas colocou um leigo na Secretaria de Educação, apenas para realizar os desmandos que ele pretendia, humilhando especialistas, mestres e doutores do quadro da Seduc. Firmou convênios com uma empresa de segurança e com o SAERO, gastando milhões de forma, no mínimo, suspeita – e que nenhum benefício trouxe à educação de Rondônia;

2 – Confúcio se diz culto, mas conseguiu acabar com a Secretaria de Cultura do Estado e com os principais eventos culturais, partes importantes da identidade desse povo amazônico – o Duelo da Fronteira (boi bumba), de Guajará, e a Flor do Maracujá, em Porto Velho – dentre outros;

3 – Confúcio é médico, mas deu calote nos hospitais e UTIs do interior, deixando de repassar convênios ou repassando com atrasos de até 8 meses, causando problemas no atendimento e prejudicando pessoas inocentes. A saúde pública de Rondônia continua de mal a pior com um médico no governo;

4 – Confúcio se diz gestor, mas pegou R$ 01 bi emprestado para fazer asfalto e politicagem para tentar garantir sua reeleição, endividando o Estado.

5 - Confúcio se diz homem sério, mas mentiu em sua campanha de 2010, prometendo 1400 indústrias, uma rodovia estadual que cortasse o Estado de Cabixi até a saída para o Acre, descentralizar a saúde com o reforço aos municípios, dentre tantas outras que ele não cumpriu.

Eu poderia enumerar pelo menos outras cinco razões, mas me atenho a essas, as quais considero mais importantes. Confúcio está desesperado na campanha e com medo de perder a eleição. Por isso está prometendo “mundos e fundos” para quem queira se aliar a ele. Eu quero finalizar com um conselho a você liderança e eleitor: Confúcio não cumpre promessa, Não valoriza aliados, Despreza “neófitos” ou desapadrinhados! Acreditar em Confúcio é acreditar em miragem.

Dejanir Haverroth
Jornalista MTE 1021/RO 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Anatomia Política – setembro de 2014

Começou - Foi dada a largada da Reta final – Nunca se viu uma campanha para governo de Rondônia tão apática. Durante o primeiro mês os candidatos aguardavam o posicionamento do TRE a respeito do candidato do PSDB, Expedito Junior. Segundo alguns juristas ele não conseguiria o registro. No segundo mês, com as candidaturas definidas, os candidatos aceleraram o passo em busca do voto. Resta pouco menos de um mês para as eleições em primeiro turno e a campanha continua devagar.
>>> 
Entraves - Alguns fatores podem ter contribuído para que a disputa ao governo permaneça calma: o principal é a falta de recursos de alguns candidatos – pelo visto os doadores de dinheiro para a campanha ainda não decidiram para quem doar. Este é um sinal claro de que as eleições ainda estão indefinidas. Ninguém quer investir errado.
>>> 
Intolerância I – O segundo fator é a falta de paciência de eleitor. O povo não aguenta mais ouvir falar em política. Foram tantas as decepções nos últimos anos que não se confia em mais ninguém. Nem mesmo quem gosta de política está animado. O político que quiser se dar bem terá que repensar as estratégias e fazer diferente de tudo o que se conhece em Rondônia.
>>> 
Intolerância II – Está difícil até para os profissionais que trabalham em campo, fazendo pesquisas. Alguns já receberam ameaça de agressão de eleitores revoltados. Esse quadro é agravado em Porto Velho, onde o índice de rejeição dos candidatos é maior que nas cidades do interior.
>>> 
Principado - Aqui está parecendo uma das províncias italianas do século 14 descritas no livro “O Príncipe” de Maquiavel. Os grupos que disputam o poder se parecem ainda mais com os “príncipes” da época. Famílias reivindicam para si o poder. É só observar os sobrenomes e veremos que isso é verdade. Sou contra hereditariedade na política.
>>> 
Heranças? – Será que o povo continua besta de acreditar em “sangue azul”? Essas pessoas têm mesmo direito de herdar o poder? Terão direito, sem dúvida, se for validado com o voto. Se o povo quer, aclama, ninguém impede. Nas eleições vale o ditado: “A voz do povo é a voz de Deus”
>>> 
Suborno – O assédio aos institutos de pesquisa bate recorde nessa reta final. Se todos os contatos fossem de candidatos em busca de números e contratasse serviço, seria muito bom. Mas a maioria oferece dinheiro para fraudar dados. De cada 10 que nos procuram, oito tentam subornar. Tem muito pesquisador enchendo os picuás de grana. Isso é lamentável. Quem é infiel no pouco, será infiel no muito.
>>> 
Pesquisa de deputado – O IRPE e a Revista Enquete não mais divulgarão números totais para Deputados Federais e Estaduais neste ano. Os dados serão apresentados por região. Também não divulgará dados de Porto Velho de candidatos proporcionais. A capital é “terra de ninguém”. Todos os candidatos têm votos por lá, e são 500. É quase impossível acertar uma pesquisa para deputado com tantos nomes.
>>> 
Embolados I – Outra previsão que também consome nossos neurônios é a corrida ao Senado. Os candidatos estão empatados tecnicamente. Considerando a margem de erro, qualquer um dos três pode ser o eleito. Cada um deles tem suas armas: Acir tem a máquina e muito dinheiro; Moreira tem o Expedito a tiracolo; Ivone tem o Cassol...
>>> 
Embolados II – Uma das vagas para o segundo turno também está em aberto. Confucio, Padre Ton e Jaqueline disputam palmo a palmo a chance de disputar com Expedito no segundo turno. Se considerarmos o poder financeiro e da máquina, Confucio e Jaqueline levam larga vantagem. Mas o Padre Ton tem a menor rejeição dentre os três, e o maior exército de voluntários. É esperar pra ver. 
>>> 
Na defensiva - Me perguntam todos os dias por que eu não escrevo mais sobre política. Sigo um conselho d”A Arte da Guerra”: “a vulnerabilidade se revela no ataque, a invencibilidade na defesa”. Quanto mais falamos mais nos comprometemos. Estamos limitando a ensinar e usar os dados em nosso trabalho.
>>> 

IHPEC - No próximo ano estaremos empenhados no ensino da arte da política e das ferramentas de comunicação, agregado ao Coaching e à PNL. O Instituto Haverroth dará curso e treinamento em Assessoria de Comunicação e Marqueting Político em todo o Estado, e manterá uma escola em Ji-Paraná. Já começamos com palestras e treinamentos neste ano, e está sendo um sucesso!

Dejanir Haverroth - jornalista, Bacharel em Comunicação Social,  Especialista em Ciências Políticas Especialista em Assessoria de Comunicação e practitioner em Programação Neuro Linguística, com certificação internacional.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Revista Enquete divulga números da corrida para Governo em Rondônia

Pesquisa divulgada pela revista Enquete mostra disputa acirrada pelo Governo de Rondônia. De acordo com a sondagem feita pelo Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística (IRPE), Expedito Junior (PSDB) lidera com 31,4%, seguido por Confúcio Moura (PMDB) 21,8%, em terceiro Padre Ton (PT) com 17,5%, em quarto Jaqueline Cassol (PR) com 16,2%, e Pimenta de Rondônia pontuou 2,8%. Outros 10,3% não souberam responder.
A novidade desta pesquisa em relação às outras realizadas pela mesma empresa, é o crescimento do candidato do PT, Padre Ton, que assumiu o terceiro lugar. Essa diferença, segundo o IRPE, é resultado do índice da capital em relação ao interior. Em Porto Velho Jaqueline Cassol tem apenas 12% das intenções de voto, enquanto Ton pontua 19,7%.
Confúcio Moura lidera no Vale do Jamari e tem expressiva votação em Ji-Paraná, o segundo maior colégio eleitoral do Estado. Expedito lidera na maioria dos municípios. Para o Senado, Ivone Cassol (PP) lidera com 26,2%, seguida por Moreira Mendes (PSD) com 24,3%, com  Acir Gurgacz (PDT) em terceiro lugar, com 23,7%. Aloisio Vidal (PSOL) pontuou 6%.

A pesquisa foi registrada no dia 01/09, sob o protocolo número RO-00030/2014, e realizada nos dias 04, 05 e 06/09. Foram ouvidos 1890 eleitores em 17 municípios de todas as regiões do Estado, através de amostragem sistemática e estratificada com aplicação de formulário em entrevista direta, in loco. O intervalo de confiança 95%, margem de erro 2%. A pesquisa foi feita por conta própria para fins de publicação na revista Enquete.


Governo
Total
Expedito
31,4
Confúcio Moura
21,8
Padre Ton
17,5
Jaqueline Cassol
16,2
Pimenta de Rondônia
2,8
Não soube responder
10,3
100,0


Governo
Porto Velho
Expedito
32,7
Confúcio Moura
22,4
Padre Ton
19,7
Jaqueline Cassol
12,1
Pimenta de Rondônia
4,0
Não soube responder
9,0
100,0

Senado
Total
Ivone Cassol
26,2
Moreira Mendes
24,3
Acir Gurgacz
23,7
Aloísio Vidal
6,0
Não soube responder
19,8
100,0