Pesquisar neste blog

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Chico Território - uma lenda viva na região do Guaporé

Para se fazer justiça, é importante separar a identidade do homem de seus papéis na sociedade. Chico Território não é prefeito. Ele ESTÁ prefeito. É uma situação transitória. O povo de Costa Marques sabe separar isso e respeito a pessoa do Chico.
A história de Chico é muito bonita, digna de um livro sobre as belezas e magias da Amazônia. Nasceu em 1953 e desde menino ele acompanhava a vó em suas missões de curandeira em um tempo em que não existia medicina nessas paragens. Mais tarde tornou-se o parteiro, o médico, o bioquímico e o farmacêutico dos caboclos. Além disso, foi o conselheiro e o psicólogo em inúmeras situações.
Para os estudiosos e espiritualistas, esse poder de identificar as doenças e as suas causas, não se trata apenas de conhecimento. Trata-se de dom. Ao ser interrogado sobre a sua técnica de diagnosticar e tratar doenças, Chico Território diz que não há uma técnica, e sim um mover de energia.
“Eu crio uma conexão com a pessoa doente e sinto, através de sua energia, a origem da doença. A maioria das vezes está relacionada ao nível de sua energia psíquica emocional ou mesmo espiritual”, afirma Chico.

Quando se estuda física quântica como uma das mais modernas e poderosas ciências, muitos consideram essa energia a própria “Energia de Deus”. Diante disso pode-se entender o quanto o povo da região do Vale do Guaporé se beneficiou com esse poder Divino, através de pessoas como o Chico Território. 

Publicada na Revista Enquete edição 24 - abril 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.