Pesquisar neste blog

domingo, 6 de setembro de 2015

Pedido de socorro de prefeito brasileiro repercute na Bolívia – país vizinho mandou ajuda

O pedido de socorro do prefeito de Costa Marques/Rondônia, município situado às margens do rio Guaporé, ecoou na Bolívia e a ajuda chegou. Chico Território convocou a imprensa no dia 02/09 para dizer que a saúde do município havia falido, e não tinha mais como manter sequer os plantões médicos. O pedido de socorro foi ouvido pelas autoridades bolivianas que saíram de imediato em socorro.
A primeira medida do governo do Estado do Beni/Bolívia, foi enviar médicos para o vilarejo de Buena Vista para atenderem bolivianos e brasileiros. O atendimento ainda se limita a consulta clínica e alguns medicamentos, mas está prevista a instalação de ambulatórios e possivelmente sala de parto e cirurgia.
Buena Vista é um vilarejo pequeno e suas construções são de palafitas, em função de sua geografia, composta de terreno alagadiço. Porém, esses obstáculos estão sendo vencidos pela boa vontade dos vizinhos bolivianos.
No próximo dia 11/09, o prefeito de Costa Marques, Chico Território, vai se reunir com autoridades bolivianas em Madalena/Beni, município que faz fronteira com Costa Marques. A pauta principal da reunião é a discussão de um pacote de ajuda para a saúde de Costa Marques.
Para garantir o recebimento dessa ajuda em território brasileiro, o prefeito Chico está se cercando de embasamento jurídico e já se reuniu com o promotor da cidade, que prometeu apoio. Via de regra, médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil sem previa autorização, mas como o caso é de emergência, Chico busca brechas na lei para receber essa ajuda.
Costa Marques tem cerca de 30% de sua população pessoas vindas do país vizinho, e a relação entres Brasileiros e Bolivianos na fronteira é muito harmoniosa e de cooperação. “As fronteiras são limites políticos, e jamais devem existir quando a questão é humanitária” defende Chico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.