Pesquisar neste blog

domingo, 6 de setembro de 2015

Prefeito de Costa Marques “joga a toalha” e diz que a saúde do município faliu

O prefeito Chico Território, do município de Costa Marques, convocou a imprensa na noite desta quarta-feira, 02/09, e disse que que a saúde do município faliu, e pede socorro às autoridades federais e estaduais. Segundo o prefeito, naquele momento em que dava entrevista não havia nenhum médico atendendo na rede pública de Costa Marques. 
Segundo o prefeito, o caos na saúde se arrasta há mais de dois anos no município, e há um ano ele declarou emergência e pediu ajuda às autoridades. Porém, ao invés de receber ajuda, recebeu mais multas e cobranças de antigas dívidas, herdadas da gestão anterior. Os 15% dos recursos municipais destinados à saúde não cobrem não as despesas, e os repasses federais vem com desconto de parcelamento de dívidas das gestões anteriores.
Chico também se queixou das condições do hospital, que precisa de reforma e disse que obras de ampliação estão paradas. Mas isso, segundo ele, reflete um problema mais profundo, mas que neste momento precisa de ajuda para manter o básico, como médicos de plantão e medicamentos de primeira necessidade. O município já está em atraso com pagamento de fornecedores, plantões médicos, empresas terceirizadas, detre outras despesas.
O município de Costa Marques perdeu quase R$ 300 mil por mês na arrecadação só neste ano, e o prefeito já não sabe mais o que fazer, a não ser jogar a toalha e pedir ajuda. “Eu não sei o que fazer. Já tentei de tudo. Reduzi despesas, cortei salários e cargos, mas não consegui manter a saúde”, lamenta Chico.
O fator que agrava a cada dia a situação caótica de Costa Marques, é o fato do município não conseguir as negativas necessárias para receber repasses de novos recursos – consequência de dívidas herdadas do mandato anterior - sendo obrigado a sobreviver com a própria arrecadação. Diante deste agravante, até o pedido de socorro do prefeito pode não chegar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.