Pesquisar neste blog

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Acir está entre os mais influentes do Congresso

O senador Acir Gurgacz (PDT) entrou para o seleto grupo dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Na nova lista do DIAP, divulgada no início de setembro, Acir está entre os 12 parlamentares que subiram para o grupo chamado de “os cabeças” do Congresso. Acir já aparecia na lista do Diap como parlamentar em ascensão.
Na definição do Diap, “os cabeças” são parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de algumas qualidades e habilidades. Entre os atributos está o protagonismo no processo legislativo, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações de propostas.
O senador Acir Gurgacz considerou a presença de seu nome na lista do DIAP um reflexo natural de seu trabalho no Congresso. “Eu vim para o Senado para trabalhar por Rondônia e pelo Brasil, e para isso assumi funções de liderança e de muita responsabilidade, o que naturalmente nos coloca num papel de interlocutor da população e dos setores que represento no Parlamento e junto ao governo”, avalia Gurgacz.
Uma das principais características que o colocou entre as principais lideranças do Congresso é o papel de mediador nos debates e negociações. Esse perfil foi destacado pelo próprio DIAP quando Acir apareceu como parlamentar em ascensão, em 2011, quando assumiu a presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senador e comandou as discussões em torno da reforma do Código Florestal Brasileiro.
Acir trabalha para equilibrar as contas da União
O senador Acir também tem se destacado nas discussões sobre os rumos da economia do Brasil. Foi relator de Receitas do Orçamento Geral da União de 2012, relator setorial de Infraestrutura do Orçamento de 2015 e é relator de Receitas do Orçamento de 2016.
A participação na Comissão Mista de Orçamentos e todas essas relatorias deram uma projeção nacional para o mandato do senador Acir Gurgacz. Além de dialogar com o governo e com todos os setores da economia para elaborar seus relatórios, Acir também conseguiu viabilizar muitas obras em Rondônia. Foi a partir desse trabalho que surgiu o convite para integrar o Conselho de Economia da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (FIESP).
Acir integra Parlamento do Mercosul
O senador Acir Gurgacz passou a fazer parte do Parlamento do Mercosul, como representante do Senado. O senador rondoniense leva para o ParlaSul a proposta de fortalecimento das relações comerciais no bloco, e das exportações por meio da conclusão de acordos preferenciais com os principais mercados.

A integração da Amazônia e as políticas para a faixa de fronteira são outras preocupações que o senador Acir Gurgacz pretende discutir no Parlamento do Mercosul. “Creio que podemos aperfeiçoar acordos de cooperação para a segurança e o enfrentamento ao tráfico de drogas nas fronteiras e parcerias para maior integração da Amazônia”, reforça Acir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.