Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sobrou uma árvore que "Machadinho" não deu conta

A cidade chama-se Machadinho do Oeste e situa-se ao Nordeste de Rondônia, divisa com Mato Grosso e Amazônia. A árvore da foto é uma castanheira (Bertholletia excelsa Kunth. Família: Lecythidaceae), e se localiza as margens da RO 133, a 5 km da cidade. A árvore mede 220 centímetros de diâmetro e cerca de 660 centímetros de circunferência.
Machadinho é uma das cidades monitoradas pelo IBAMA na operação Arco de Fogo, por ser uma das regiões que mais desmatam no Brasil. Não sou contra o uso econômico dos recursos naturais da Amazônia. Acho que há um exagero de ambos os lados - dos ecologistas e dos fazendeiros e madeireiros. Concordo com o uso sustentável da floresta e considero o homem parte integrante do meio – por um lado precisa preservar a floresta e por outro lado ele precisa sobreviver. Nossa espécie é inteligente e vai aprender a conviver bem com o meio ambiente.
Porque a Castanheira está em pé? Eu tenho uma teoria: Ela está em pé porque a cidade chama-se Machadinho e não serrotinho ou motosserrinha. Machadinho não derruba uma árvore com 220 centímetros de diâmetro e cerca de 650 centímetros de circunferência.

2 comentários:

  1. Tomara que daqui uns dias a derrubem. Antes que uma bola de castanha mate alguém na RO.

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.