Pesquisar neste blog

domingo, 15 de setembro de 2013

Edição Especial Da Revista Enquete, Versão Impressa, promete

Revista enquete especial estará nas bancas na semana que vem e traz pesquisas inéditas avaliando prefeitos, vereadores, deputados e o Governo. Traz também uma prévia para as eleições do ano que vem em todos os níveis do pleito.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Irpe e Revista Enquete divulgam pesquisa prévia 2014 para governo de Rondônia

A pesquisa foi realizada na segunda quinzena de agosto, nos 52 municípios do Estado. Foram ouvidas 4280 pessoas em amostragem sistemática e estratificada, com aplicação de formulário in loco. Para governo, foram apresentadas três questões. Em todas elas constavam os nomes do Deputado Padre Ton, do PT e o governador Confúcio Moura, do PMDB. Os outros nomes testados foram o da esposa do Senador Ivo Cassol - Ivone Cassol, do ex-senador Expedito Junior e ainda uma opção indefinida, nominada como “alguém apoiado por Cassol”.

 
Governo 1
Total
Ivone Cassol
28,3
Expedito Junior
21,3
Confúcio Moura
19,8
Padre Ton
12,4
Não soube responder
18,2
100,0


Governo 2
Total
Expedito Junior
29,4
Confúcio Moura
21,3
Padre Ton
14,5
Não soube responder
34,8
100,0



Governo 3
Total
Alguém apoiado por Cassol
29,4
Confúcio Moura
23,7
Padre Ton
16,2
Não soube responder
30,7
100,0

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

IRPE e Revista Enquete divulgam resultado da pesquisa prévia eleições 2014 para Senador de Rondônia

Conforme anunciado anteriormente, os números do IRPE para o Senado e para o Governo vem com surpresas. Pelo levantamento, a atual Senador Acir Gurgacz terá dificuldade ao defender a sua cadeira no Senado pelo voto popular. A pesquisa foi realizada na segunda quinzena de agosto/2013, e foram ouvidas 4.280 pessoas nos 52 municípios de Rondônia, em amostragem sistemática e estratificada.



Total
Expedito Junior
29,8
Fatima Cleide
21,3
Ivone Cassol
21,3
Acir Gurgacz
11,7
Não Soube Responder
16,0
100,0

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

IRPE e Revista Enquete destacam os prefeitos mais bem avaliados de Rondônia

A aprovação se dá pela soma dos conceitos “ótimo”, “bom” e “regular”, atribuídos à administração pelos entrevistados.

Em pesquisa realizada na segunda quinzena de agosto/2013, a Revista Enquete divulga os 10 primeiros colocados na avaliação popular. Foram ouvidas 4.280 pessoas nos 52 municípios de Rondônia. Cada município teve a amostragem diferenciada, de acordo com o numero de eleitores.
Os números divulgados até agora pela revista representa apenas uma pequena parte da pesquisa, que avaliou desde os vereadores até a presidente, e fez as prévias das eleições de 2014 para todos os cargos do pleito. As entrevistas foram feitas in loco pelas equipes do IRPE, em amostragem sistemática e estratificada.
Segundo o jornalista Dejanir Haverroth, diretor do IRPE, todos os números serão divulgados nos próximos 15 dias, e um resumo de todo o trabalho será publicado na Revista Enquete, em edição especial, que terá 10 mil exemplares. Os 10 prefeitos com pior desempenho na pesquisa também terão destaque na edição.
A aprovação se dá pela soma dos conceitos “ótimo”, “bom” e “regular”, atribuídos à administração pelos entrevistados.


Classificação
Município/prefeito
Aprovação
Ministro Andreaza - Neuri Persh
96,2%
Alta Floresta - Vantuil do Posto
92,9%
Itapuã do Oeste - João Testa
92,9%
Theobroma - Lima
92,6%
São Francisco - Lebrinha
90,0%
São Miguel do Guaporé - Zenildo
89,2%
Pimenteiras - João Miranda
88,2%
Rio Crespo - Eudes de Souza
88,0%
Cabixi - Izael Moreira
87,5%
Corumbiara - Deocleciano Dizal
87,5%
Rolim de Moura - Cesar Cassol
87,2%
10º
Pimenta Bueno - Jean Mendonça
86,8%

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Zé Rover tem 67% de aprovação e Maria José da Farmácia é a vereadora mais atuante de Vilhena

IRPE e Revista Enquete divulgam números a avaliação do prefeito e vereadores de Vilhena

Em pesquisa realizada na segunda quinzena de agosto/2013, a equipe da Revista Enquete e do IRPE percorreu os 52 municípios de Rondônia avaliado os políticos que detém mandato - de presidente a vereador. Foram ouvidas 4.280 pessoas nos 52 municípios de Rondônia. Cada município teve a amostragem diferenciada, de acordo com o numero de eleitores. Em Vilhena foram ouvidas 126 pessoas em amostragem sistemática e estratificada.

Cidade/prefeito               Aprovação*
Vilhena - José Rover           67,4%
*A aprovação do prefeito se dá pela soma dos conceitos “ótimo”, “bom” e “regular”, atribuídos à administração pelos entrevistados.








Cidade/vereador mais atuante                        Índice*
Maria José da Farmácia                                     33,3%

*O índice é relativo ao numero de entrevistado que citaram o nome da vereadora entre os 10 nomes apresentados


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Caso Natan Donadon – algumas verdades e a opinião de um “João”

PS: por se tratar de opinião pessoal, não publicarei em nenhum de meus veículos, apenas em meu blog.

Natan Donadon e assessoria reunida no ano 2000
Até agora fiquei calado sobre o caso Natan Donadon. Nunca fui “Pedro”, muito menos “Judas”, mas de nada adiantaria minha “voz no deserto” diante de uma multidão enfurecida pelos “fariseus”. Só criaria mais celeuma. Chegou a hora de sermos menos hipócritas e, sem euforia, tirarmos a atenção do foco e avaliarmos o contexto.
Conheço Natan Donadon (pessoa e político) como poucos. Melhor do que muitos de sua própria família. Este texto não se trata de bajulação (coisa que nunca fiz), mesmo porque me afastei de sua assessoria há dois anos, e há mais de um ano não conversamos, por divergências políticas. Durante seis anos que trabalhei ao seu lado, jamais testemunhei qualquer falcatrua, negociata ou qualquer outro ato de corrupção. Sua postura sempre foi muito ética.
O fato é que estão usando o Natan como bode expiatório de todas as maracutaias feitas por políticos no Brasil. A própria imprensa, que agora o massacra, participa efetivamente da farra do dinheiro público em todas as prefeituras, governos e autarquias deste país. Cerca de 75% de tudo o que fatura a imprensa brasileira, desde os folhetins de fundo de quintal até a Veja e Rede Globo, saem do bolso dos contribuintes.
Qualquer pessoa em Rondônia sabe o que aconteceu em 1998, quando Natan Donadon foi nomeado Diretor Financeiro da Assembleia Legislativa de Rondônia. Ele tinha 30 anos de idade e pouca experiência política e de vida. Uma licitação já existia e uma quadrilha estava instalada na ALE, comandada por Mario Calisto, do jornal O Estadão (a imprensa está em todas).
Conheço todo o processo - que jamais foi lido pelos ministros do STF e Natan nunca foi ouvido em juízo. Se ele sabia o que estava fazendo, ou não, eu não sei. Só sei que ele não viu um tostão dessa grana. Tanto que, mesmo sendo Deputado Federal, é o mais pobre da família. Tudo o que ganhou na vida ele gastou com advogado para tentar amenizar os efeitos desse erro de seu passado.
TOP 100 IRPE 2011
Se compararmos a vida “pregressa” de Natan, ele é apenas um “trombadinha” perto da maioria dos políticos deste país. Maioria SIM! Pelo menos 80% dos políticos atuais, e dos futuros políticos do Brasil, se beneficiam de contratos superfaturados e outros “rolos”, principalmente para sustentar a imprensa - “4º poder” e “arauto da moralidade”.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Unânime – vereador eleito sem fazer campanha é o mais atuante

A opinião publica de Chupinguaia escolheu o vereador Roberto Ferreira Pinto como o mais atuante do município. Um detalhe: ele não fez campanha para se reeleger, já que estava preso durante o período eleitoral, acusado de incitar invasões de terra.
O IRPE e a Revista Enquete ouviram 56 pessoas no ultimo dia 30, no município. A pesquisa faz parte de uma ampla sondagem feita em 52 municípios do Estado no mês de agosto.
Roberto Ferreira Pinto obteve o aval de 42,9% dos entrevistados. 

Rondônia quer manter PT de Dilma e Lula no poder em 2014

Uma pesquisa feita pelo Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística (IRPE), o mais respeitado do segmento no Estado, mostra situações curiosas na disputa do ano que vem, quando serão escolhidos deputados, senadores, governadores e presidentes.
A pesquisa foi realizada entre os 15 e 27 de agosto, ouviu  4.280 eleitores nos 52 municípios de Rondônia. A pergunta feita aos entrevistados era: Para presidente da república, qual o seu posicionamento para 2014?
As respostas mostram que o PT de Dilma Rousseff e Lula lidera com 39,7%, enquanto o PSDB de Aécio Neves e José Serra atinge 33,9%. Atrás dos dois aparece a ex-senadora Acreana Maria Silva, ex-PV, que tenta fundar um novo partido, o Rede de Sustentabilidade e contabiliza 19,7%. Outros 6,71% não souberam ou não responderam. A vantagem da presidente sobre seu provável principal adversário pelo Palácio do Planalto em 2014 é bem menor em Rondônia do que o registrado no restante do país. Na verdade, enquanto aqui Aécio aparece em segundo, em todos as pesquisas de outros institutos, esta colocação pertence a Marina.

Para presidente da república, qual o seu posicionamento para 2014?


Manteria o PT Dilma e Lula
39,7
Mudaria para o PSDB Aécio e Serra
33,9
Buscaria alternativa, como Marina Silva ou outro
19,7
Não Soube Responder
6,7
100,0


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Anatomia Política – 02/09/2013



Deputado mais atuante de Rondônia

Hoje soltamos a primeira amostra dos dados obtidos na pesquisa realizada pela Revista Enquete em parceria com o IRPE: Os quatro deputados estaduais mais atuantes de Rondônia. A amostra foi feita nos dias 15 a 27 de agosto, em 52 municípios. Foram ouvidas 4.280 pessoas em amostragem sistemática e estratificada.
>>> 
Deputado mais atuante de Rondônia:
1º -  Lebrão - 16,3%
2º -  Luizinho Goebel - 10,8%
3º -  Adelino Folador - 9,8%
4º -  Jaques testoni - 9,0%
>>> 
A cada dia divulgaremos uma ou mais questões abordadas na pesquisa. O resumo de todas as questões será publicado na Revista Enquete na próxima semana. Serão impressas 10 mil revistas. Só para o governo de Rondônia foram feitas três questões, todas estimuladas, e os resultados surpreenderam. Para o Senado também tem surpresas.

Dejanir Haverroth