Pesquisar neste blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A política e o pelego

Certa vez, final da década de 90, ocasião em que eu visitava meus familiares na cidade de Mundo Novo, Mato Grosso do sul, aprendi uma das mais importantes lições sobre política, e carrego até hoje comigo.
Numa tarde, em companhia de meu irmão Jadir, tomávamos caipirinha na varanda dos fundos da casa da prefeita da cidade, a ativista política Dorcelina Folador, local onde ela costumava receber os amigos. Entre uma caipirinha e outra, ela falava de política e procurava passar seus conhecimentos. Uma dessas lições eu tenho usado como parâmetro para avaliar o desempenho de alguns políticos, quando tenho de fazê-lo por força da profissão.
Dorcelina falou da relação entre o pelego e a política. Para quem não sabe, pelego é um assessório feito da pele de ovelhas e usado para cobrir a montaria do cavalo (sela). Ao analisarmos a característica desse apetrecho, percebemos que ela fica, quando está sendo usado, encima do cavalo, com metade para cada lado do animal. Quando não está sendo usado, é guardado sobre um cavalete ou régua de cerca, sempre dividido com uma parte para cada lado.
Na política, o pelego é aquele que nunca veste a camisa de um grupo ou partido. Fica sempre encima do muro, com uma perna de cada lado, bajulando a todos e esperando para ver quem sai vitorioso para tirar proveito. Eles quase sempre se dão bem.
Dorcelina então, em sua sabedoria, disse que devemos respeitar e honrar os companheiros acima de todos - é bíblico que a primícia do despojo de uma batalha deve ser dividida com os companheiros.  Devemos respeitar os adversários - aqueles que assumem uma posição, mesmo que a nosso desfavor – porque seu posicionamento é honrado. Se um dia esse adversário vir a ser seu aliado, será de confiança. Quanto ao pelego, devemos identificar e expulsar de nosso meio. Porque o pelego sempre será pelego e estará encima do muro, com uma parte de cada lado.
Dorcelina morreu dias depois, assassinada a mando de um “pelêgo”, no mesmo local onde estávamos naquela tarde. Ela se foi, mas sua lição ficou eternizada em minha memória.
A “pelegagem” é uma atividade muito comum, especialmente no meio político. Os pelegos estão em toda parte. Alguns chegam a assumir cargos no alto escalão de prefeituras e governos, nos lugares que deveriam ser colocados os verdadeiros companheiros. Aqueles que lutaram juntos durante a campanha e comungam dos mesmos ideais.

(Conheci Dorcelina desde a minha adolescência - meados da década de 80. Muito simpática, ela me cumprimentava com um sorriso todos os dias quando passava, a pé, em frente à borracharia onde eu trabalhava. Ela foi assassinada em 30/11/1999, a mando de seu vice-prefeito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.