Pesquisar neste blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

A maior reserva de água doce de Rondônia está em Vilhena

(O vídeo que ilustra a matéria foi produzido pela Alpha Produções em 2005)

A CPRM- Serviços Geológicos do Brasil, vêm implantar na cidade de Vilhena a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas – RIMAS, através de poços de observação distribuídos no principal aquífero do estado de Rondônia - o Aquifero Parecis - onde estão localizados os poços tubulares com as maiores vazões de Rondônia, atingindo vazões de até 264 m³/h.
Esteve na cidade, na última semana, o representante da CPMR, o Geólogo Claudio Cezar Cajazeiras, para realizar a apresentação do projeto RIMAS, monitorando as águas subterrâneas da região. 
A prefeitura de Vilhena disponibilizou o terreno para a perfuração dos poços e o SAAE estará disponibilizando dois postos para o projeto além de laboratórios onde serão coletados amostras a cada três meses para analises físico-quimicas para avaliar a qualidade e a quantidade dessas águas.
Com essas pesquisas, serão identificados os impactos às águas subterrâneas em decorrência da exploração ou das formas do uso e ocupação do solo; gerar informações básicas para as políticas de gestão de recursos hídricos, ambiental e de uso e ocupação do solo, a fim de garantir a função social econômica e ambiental das águas subterrâneas.
Também será possível o melhor entendimento da dinâmica do aquífero frente às condições climáticas e mudanças no meio ambiente, dentre outras informações e permitir o cálculo do balanço hídrico com base em parâmetros mais consistentes.
É relevante destacar a importância do monitoramento das águas subterrâneas do Brasil, tendo em vista que, segundo dados do IBGE (2000), cerca de 16% dos municípios brasileiros utilizam exclusivamente água subterrânea para o abastecimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SAAE de Vilhena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.