Pesquisar neste blog

sábado, 5 de maio de 2012

Anatomia política – sábado, 05/05/2012

Eleições 2012/Rondônia
Dejanir Haverroth
www.dejahaverroth.blogspot.com

Hoje vamos começar pelo sul. Em Vilhena, nesta semana, as coisas mudaram um pouco, em favor do atual prefeito José Rover. O sortudo está sendo favorecido pelas besteiras de seus adversários, Goebel e Donadon. Pelo menos dois partidos e 5% dos votos de Vilhena caíram nos braços do Zé em apenas uma semana.
>>> 
Barrado no baile – O Deputado Luizinho Goebel, um dos adversários do prefeito de Vilhena, levou uma surra da imprensa nesta semana. Para começar ele fez coisa de moleque em uma boate da cidade. Nem seus assessores conseguiram frear sua arrogância ao ser impedido de usar o microfone em um puby da cidade. Isso lhe rendeu duras críticas na mídia e um considerável distanciamento da prefeitura de Vilhena.  Além disso, paira suspeita de que ele favorecerá Valter Araújo no processo de cassação.
>>> 
O irmão – A Secretaria Regional de Vilhena foi arrancada de Natalzinho e colocada nas mãos do irmão de Melki, Josué Donadon. Um grave erro da família em véspera de eleições. Natalzinho sempre foi um fiel escudeiro e um forte cabo eleitoral dos Donadon’s, além de estar fazendo um bom trabalho na secretaria, cargo que exercia interinamente há mais de um mês. Com a troca, as pessoas perceberam que não há espaço para outro sobrenome nesse grupo.
>>> 
Encontro do PDT – a cúpula do PDT de Rondônia está reunida hoje, 05/05, no CTG de Vilhena. O encontro visa fortalecer o partido que está abraçado com Zé Rover. No evento o vice-governador, Airton Gurgacz e o Senador Acir Gurgacz. O PDT de Rondônia vai trabalhar 12 candidaturas majoritárias nas principais cidades do estado nessas eleições. É uma prévia das próximas eleições para governo.
>>> 
Caciques – os pesos pesados das eleições deste ano são os três senadores e o governador. No balanço final da campanha, Ivo Cassol se sairá melhor dentre os caciques. Ele deve eleger o maior número de prefeitos, contrariando seu histórico de apoio. Nas eleições municipais de 2008, ele ficou no prejuízo. Quem sofrerá a maior perda é o PMDB, de Raupp e Confúcio. Falaremos sobre isso na próxima coluna.
>>> 
Porto Velho – Na capital a coisa começa a pegar fogo. Muitas são as especulações sobre as pesquisas, sobre quem está na frente e as composições. Uns dizem que Nazif lidera, outros dizem que é Garçom. O IRPE vai medir, na próxima semana, e divulgar aqui, nesta coluna, em forma de enquete.
>>> 
Ariquemes – Parece que está definido a candidatura de Ricardo Scwantz, do PMDB, em Ariquemes. Se isso acontecer, o PMDB volta a governar a terra de Confúcio. Scwantz é apresentador dos programas de maior audiência do rádio e da TV, e é muito querido pelo público. Se ele for mesmo o candidato, terá sido uma boa cartada de Raupp e Confúcio.
>>> 
Primavera – Como anunciei anteriormente, segue a enquete realizada em Primavera de Rondônia. “Esse tipo de sondagem não se trata de pesquisa eleitoral, já que são feitas sem os critérios metodológicos das pesquisas, sem controle de amostra, dependendo apenas da participação espontânea dos participantes. (Art. 33 da lei nº 9.504/97)”.

Dejanir Haverroth – Jornalista e pesquisador
assessoriavha@gmail.com
(69) 9975-8514

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.